“Faltou sensibilidade do Poder Executivo”, diz Bruno Leite, sobre aumento do IPTU

BrunoLeite 19.02.2024 MG 6058 CopyPara Bruno Leite, a população não é contrária ao pagamento de impostos, mas “paga descontente”, no caso de Monte Mor, pois o município apresenta diversos problemasO vereador Bruno Leite (UNIÃO) destaca que a prefeitura é responsável pelos reajustes no IPTU (Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana). “Esses aumentos de IPTU não passaram pelo crivo desta Casa”, explicou, na sessão ordinária desta segunda-feira (19). “Ninguém votou a favor para aumentar o IPTU, o prefeito fez isso por ele [próprio]”, disse.

O parlamentar lembrou que, em 2023, foi autor de Requerimento aprovado na Câmara que cobrava explicações ao Poder Executivo sobre os reajustes aplicados na época. Segundo ele, a propositura foi remetida ao Ministério Público, posteriormente. No pronunciamento no Plenário, Bruno lembrou que o reajuste de 2024 foi superior ao de cidades vizinhas. 

“Faltou sensibilidade do Poder Executivo, do prefeito”, afirmou, destacando que o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) não chegou a 5%, mas o IPTU, em alguns casos, teve aumento de até 100%. “A cidade tem que estar andando, para a gente ter um aumento de imposto desse aí”, frisou, citando a existência de deficiências em várias áreas. 

O parlamentar também manifestou sua indignação com o reajuste, e disse que remeteu ofício ao Poder Executivo, cobrando explicações ao prefeito. Para Bruno, a população não é contrária ao pagamento de impostos, mas “paga descontente”, no caso de Monte Mor, já que a Educação, a Saúde e a área de infraestrutura apresentam diversos problemas, por exemplo.

EDUCAÇÃO

Na sessão plenária da Câmara, o vereador ainda elogiou a chegada dos uniformes escolares que serão distribuídos aos alunos da rede municipal, conforme informações do Poder Executivo. Além disso, citou as reivindicações apresentadas à prefeitura, visando garantir o transporte escolar para alunos da Vila Possato que estudam no Jardim Capuavinha. 

Foto Lado a Lado