Segundo Andrea Garcia, emenda vai garantir a reforma de praça na região central

AndreaGarciaDiscurso 19 02 2024 0 MG 6020 CopyAndrea Garcia ressaltou que, na Indicação 865/2017, pleiteou a reforma da Praça Antonia Bueno Gomes Carneiro, que fica nas proximidades do Centro OdontológicoA vereadora Andrea Garcia (PTB) destaca que recebeu um ofício do deputado estadual Rafa Zimbaldi, informando a liberação de emenda de R$ 150 mil para o município. Conforme a parlamentar, a verba irá viabilizar a reforma da Praça Antonia Bueno Gomes Carneiro, localizada no bairro Jardim Nossa Senhora de Fátima, na região central do município.

Na sessão ordinária desta segunda-feira (19), Andrea lembrou que, na Indicação 865/2017, pleiteou a reforma da praça, que fica nas proximidades do Centro Odontológico. Ela ainda destacou que, em 2003, seu pai, o ex-vereador Benedito Garcia, havia garantido uma reforma. “De lá para cá, nunca mais. E nós temos um problema sério com as raízes das árvores”, disse.

“Agora, eu acredito que vai sair [a reforma]. Porque não veio o nome da praça, veio como uma liberação do crédito para a pasta”, disse a vereadora, no pronunciamento. Segundo ela, o recurso deverá estar disponível na ficha orçamentária dentro de 30 dias, mas, a critério do Poder Executivo, os serviços já poderão ser iniciados, pois a emenda “não é marcada”.

Na sessão plenária, Andrea também comentou que o reajuste no IPTU (Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana) teve como base o georreferenciamento, como ocorre em outros municípios - ou seja, foi esse processo que serviu de base para o cálculo dos valores, considerando as áreas dos terrenos e construções.  “Isso é justiça fiscal”, disse.

A vereadora ressaltou que tal reajuste foi de aproximadamente 5%; e que os moradores de áreas de risco, que tiveram seus imóveis alagados, podem protocolar pedidos de isenção do imposto, conforme a legislação. Andrea ainda acrescentou que pessoas com doenças raras podem pleitear a redução da taxa, formalizando requerimento baseado na Constituição.