Câmara quer detalhes sobre execução de serviços e compras oriundos de emendas

BetoCarvalho 21.08.2023 disc2Na semana passada, Beto Carvalho já havia citado Projetos de Lei aprovados pela Câmara contemplando emendas obtidas pelo seu gabinete. O Requerimento aprovado pede informações sobre a fase em que se encontra a execução de diversos serviços e aquisições (Foto: Arquivo Câmara - 21/11/2023)Na sessão ordinária desta segunda-feira (27), foi aprovado o Requerimento 38/2023, de iniciativa do vereador Beto Carvalho (UNIÃO). O documento solicita informações da prefeitura sobre a fase em que se encontra a execução de diversos serviços e aquisições, previstos em Projetos de Lei (PLs) aprovados na Casa, que contemplavam verbas originadas de emendas parlamentares.

A propositura, que teve o voto favorável de todos os vereadores, também solicita que seja informado o “cronograma físico da aplicação de cada uma das verbas, acompanhado das ordens de pagamento demonstrativas da destinação de cada recurso”. O pedido se refere, especificamente, aos Projetos de Lei 41 e 48/2022; e 26, 27, 35, 54 e 55/2023.

Discursando no Plenário, antes da votação, Beto explicou que toda emenda parlamentar que chega ao município cria uma ficha orçamentária, assim que liberada na plataforma, e essa ficha precisa passar pela Câmara, ser votada, para depois ser implementada. “Então, quando a gente coloca numa rede social: ‘eu trouxe uma emenda, eu consegui aquilo’, a gente tem respaldo”, salientou.

Ao todo, os PLs citados direcionaram cerca de R$ 9 milhões para políticas públicas específicas. Dentre as melhorias listadas nas Justificativas das proposituras, para as quais foram destinados recursos, constam: a compra de medicamentos e de maquinários, o custeio de serviços do Hospital Sagrado Coração de Jesus, a manutenção do elevador da Policlínica e recapeamentos asfálticos.

Beto disse que o seu gabinete, assim como o da vereadora Milziane Menezes (PSDB), foi responsável pela conquista dessas verbas. “São algumas emendas que nós trouxemos”, pontuou. “As informações requeridas são de extrema importância, não somente para o bom desenvolvimento do trabalho legislativo e fiscalizador, como para toda a população”, acrescenta, na propositura.

(Manchete atualizada às 16h42, para garantir a fidedignidade do texto aos termos usados na propositura e, além disso, para respeitar a quantidade de caracteres estabelecida para os títulos do portal. A ideia geral se manteve a mesma da publicada anteriormente)