“O maior projeto do vereador é fiscalizar e cobrar o Poder Executivo”, diz Bispo, em entrevista a Rádio Prima“O maior projeto do vereador é fiscalizar e cobrar o Poder Executivo”, diz Bispo, em entrevista a Rádio Prima03/07/2017 – O vereador Eduardo Bispo (PSDB) foi entrevistado pelo jornalista Eduardo Rage, na última quinta-feira (29/06). O bate-papo, disponível neste link, faz parte da série de entrevistas que estão sendo concedidas a Rádio Prima, pelos parlamentares de Monte Mor. Na entrevista, Bispo abordou sua atuação na Câmara e, ainda, as diferenças do primeiro para o segundo mandato. “Aumenta a responsabilidade e também a experiência”, afirmou.

Para Bispo, “o maior projeto do vereador é fiscalizar e cobrar o Poder Executivo”. “Hoje, o vereador tem o poder de levar os pedidos da população ao Poder Executivo e ficar de pulso firme, para que sejam executadas as necessidades da população”, destacou o vereador, que faz parte da bancada de oposição à prefeitura. Na entrevista, entretanto, Bispo adotou tom ameno. “Independente de quem esteja no poder, se [o projeto] for bom, terá o meu apoio”, disse.

O vereador disse que sua principal meta, no segundo mandato, é continuar fazendo o “levantamento dos problemas [do município] e seu encaminhamento aos órgãos competentes”. “Não é pedido do Eduardo Bispo, e sim de todos os moradores”, afirmou. Reeleito em 2016 com 731 votos (em 2012, foi eleito com 371), Bispo atribuiu o aumento da votação a alguns fatores: a Deus, ao apoio da Rádio Prima e sua “vontade de querer fazer mais pela população”.

Bispo também afirmou que não pretende atuar numa área específica, durante seu mandato, mas que considera três pilares como os principais: educação, segurança pública e saúde.

Creche do Quinhões

O requerimento 5/2017, que pedia informações à prefeitura sobre o andamento das obras da creche do bairro Quinhões e que foi rejeitado pela Câmara, também foi abordado na entrevista. Bispo disse que protocolou o documento por considerar que havia “extrema necessidade” de saber o motivo da paralisação das obras. E relativizou o fato de que os vereadores do seu partido (Zé Fernandes e Joaz) terem sido contrários ao pedido de informações.  “O voto cada um dá conforme o seu entendimento”, disse.

Educação e Saúde

Bispo também abordou uma indicação recente do seu gabinete, que pede a instalação de câmeras de monitoramento em todas as escolas do município. “Não é um pedido meu, mas sim da sociedade, que clama por mais segurança”, disse o vereador, informando que pais de alunos e equipes das escolas (professores e funcionários) o procuraram para sugerir a iniciativa.

O vereador comentou projeto 1931/2014, de sua autoria, que “institui o mapeamento das pessoas portadoras de deficiência s ou mobilidade reduzida”. “Liguei ontem na Assistência Social e esse projeto não está sendo executado”, disse, pedindo providências da prefeitura. Para Bispo, esse projeto seria importante para direcionar políticas públicas às pessoas com necessidades especiais.

Na entrevista, Bispo também disse que o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência não está em pleno funcionamento, no município. “Só tem na teoria, na prática não está funcionando”, afirmou.

Mobilidade urbana

O vereador abordou ainda assuntos relacionados à mobilidade urbana. Sobre os problemas da SP 101, Bispo comentou a realização de abaixo-assinado virtual, que pede o fim da cobrança do pedágio na via.  “É uma vergonha ter que pagar pedágio para andar dentro de Monte Mor”, disse, ressaltando que a concessionária não presta um bom serviço. “Cobram o pedágio e não dão a estrutura devida”, afirmou. Dentre os problemas relatados na entrevista está a falta de passarelas (como na região do Jardim Panorama) e a falta de iluminação nos pontos de ônibus.

Ainda sobre mobilidade urbana, Bispo comentou a indicação 560/2017, de seu gabinete, que solicita a implantação de ponto de ônibus com cobertura e assento ao lado da Unidade de Saúde Genil Lisboa de Almeida, no bairro Jardim Progresso. O vereador também reclamou do longo tempo de espera dos ônibus, na cidade. “Já encaminhamos para a EMTU [Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo], mas gostaríamos que a prefeitura também encaminhasse para órgãos competentes esse pedido da população”, disse.

Ouça a íntegra da entrevista: