Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > > Covid19 > > Leia o resumo das manifestações dos parlamentares durante o Expediente Livre da última segunda-feira (5)
Início do conteúdo da página

Leia o resumo das manifestações dos parlamentares durante o Expediente Livre da última segunda-feira (5)

Print sessãoSessão remota da Câmara da última segunda-feira (5)13/10/2020 - Nove vereadores se manifestaram durante o Expediente Livre da sessão virtual desta segunda-feira (5), que também contou com a leitura do Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2021 e de três Indicações. A sessão foi transmitida ao vivo pelo YouTube da Câmara, e está disponível neste link. Leia abaixo um resumo dos discursos dos parlamentares, elaborado em versão resumida, em conformidade com a legislação eleitoral

Vavá (MDB) reclamou de postagem relacionada ao seu nome, realizada em redes sociais, na semana anterior; citou obras de pavimentação e de recapeamento asfáltico; e, ainda, comentou a atuação do Executivo.

Ceará Mascate (Republicanos) disse que moradores reclamam da dificuldade em agendar consultas em unidade de saúde que especificou; e afirmou que resposta da Secretaria de Saúde a ofício do seu gabinete, sobre o baixo efetivo de servidores, na unidade, não apresentou soluções. Defendeu, se necessário, contratações emergenciais, já que apenas um médico e duas enfermeiras não dariam conta do trabalho. Em aparte, Waltinho Assis (PSL) disse que, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, uma das médicas que atua na unidade é idosa, e está afastada dos serviços presenciais, na pandemia, realizando acompanhamento de boletins semanais da Covid. E que contratações emergenciais ainda não seriam necessárias.

Vanderlei Soares (MDB) comentou o Outubro Rosa, mês de prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Destacou a importância da realização de campanhas e atividades preventivas, como a disponibilização de exames de papanicolau. Parabenizou os profissionais da Saúde, que atuam em tais atividades. Lembrou que é de sua coautoria, com a vereadora Neide da Especialidade (MDB), o Projeto de Lei 117/2013, que instituiu a Semana Municipal de Conscientização, Prevenção e Combate ao Câncer de Mama e Câncer do Colo do Útero. Disse, ainda, ser importante saber que o Executivo vem colocando em prática o estabelecido na legislação. Em comentário, Waltinho Assis afirmou que as unidades de saúde irão realizar atividades preventivas; e parabenizou os servidores da Saúde, pelo trabalho. 

Zé Fernandes (PSDB) voltou a solicitar que a prefeitura realize a pintura de lombadas e promova a inserção das respectivas sinalizações de trânsito, visando evitar acidentes. Reconheceu os impactos da Covid-19 na saúde, mas afirmou que outras doenças também matam. O vereador citou o caso de pessoas que aguardam atendimento (nas áreas de cirurgia e de tratamento odontológico). Comentou, ainda, indicação de emenda parlamentar, por deputado federal, para a área da saúde do município.

Dila (MDB) comentou reforma que está sendo realizada na praça pública do bairro Said Jorge: citou a atuação do Poder Executivo, e lembrou que tal reivindicação vinha sendo feita, pelo seu gabinete, desde 2017. Também lamentou que o município ainda não tenha recebido emenda parlamentar prometida por deputado, para a obra; e frisou que, mesmo assim, o Executivo vem realizando a mesma, a contento. 

Jesus Lopes (PSL) mencionou a instalação de iluminação de LED, em vias públicas da cidade; comentou atuação do Executivo e do Legislativo; e citou obras. Em aparte, Zé Fernandes (PSDB) pediu implantação de iluminação pública em via pública que explicitou.

Joaz (PSDB) comentou manutenção de ruas, com operação tapa-buracos; a manutenção da praça, pista de caminhada e das vias próximas à praça, no bairro; a indicação de emenda parlamentar, por deputado, ao município; e o Dia do Idoso, celebrado em 1º de outubro. Reivindicou, ainda, iluminação de ruas que especificou.

Murilo Rinaldo (DEM) sugeriu a retomada gradativa do agendamento de exames médicos, na pandemia. Disse, ainda, que protocolou ofício manifestando preocupação com o retorno às atividades escolares, sem a disponibilização de transporte. Comentou reunião que terá na concessionária Rodovias do Tietê, responsável pela SP 101, nesta semana. E citou, ainda, a atuação da secretária de Saúde.

Waltinho Assis (PSL), presidente da Câmara, citou atuação do Poder Executivo, incluindo áreas como iluminação pública e obras; e também comentou a atuação dos parlamentares. Defendeu que, com a futura abertura do prédio da UPA no bairro que especificou, sejam feitos estudos para viabilizar a instalação de uma UTI na unidade; defendeu, também, uma subprefeitura na região dos bairros. Comentou, ainda, o dia do agente comunitário, celebrado no domingo (4), e o Outubro Rosa. 


(Notícia institucional elaborada em versão resumida, em conformidade com a legislação eleitoral. O vídeo da sessão, contendo a íntegra dos discursos e das votações, está disponível neste link).

Fim do conteúdo da página