Com a presença da deputada Ana Perugini, Câmara concede título de cidadã montemorense a Hilda Rodrigues

Com a presença da deputada Ana Perugini, Câmara concede título de cidadã montemorense a Hilda Rodrigues

10/04/2018 - A baiana Hilda Rodrigues de Lima recebeu, na noite desta segunda-feira (9), o título de cidadã montemorense. A honraria é fruto do projeto de decreto legislativo 1/2018, do vereador Vanderlei Soares (PMDB), aprovado por unanimidade. A deputada federal Ana Perugini (PT), que é amiga de Hilda, esteve presente na sessão, durante a votação do projeto.

Nascida no município de Candeal-BA, em 1957, Hilda veio para Monte Mor aos 17 anos de idade, e morou inicialmente no Jardim Paulista. Depois, mudou-se para a região central, onde trabalhou como doméstica. Sempre teve o sonho de se tornar cozinheira, e em 1993, em sociedade com uma amiga, abriu o “Delícias da Hilda”, tradicional restaurante da cidade.

“Ela participou de vários concursos de culinária, participou do programa da Ana Maria Braga e até um livro de receitas escreveu”, destaca Vanderlei Soares, na justificativa do decreto. Ainda de acordo com o documento, a atuação da baiana, agora cidadã montemorense, se estende a projetos voluntários, nos quais ela se dedica a “ajudar as pessoas mais carentes”.

OS DISCURSOS

HildaRodriguesDeLima 09.04.2018Hilda recebeu o título de cidadã montemorenseMuito aplaudida, Hilda fez agradecimento aos vereadores - em especial a Vanderlei Soares - e aos presentes, assim como à deputada Ana Perugini, que “desmarcou todos os compromissos para estar aqui hoje me homenageando”. A cozinheira também comentou a sua atuação em projetos sociais, e disse que gostaria de trazer, para Monte Mor, iniciativas como a distribuição de sopas para cidadãos em situação de rua (como acontece no projeto do Santuário Maria Desatadora dos Nós, em Campinas, no qual ela é colaboradora) e do Lo Tedhal (hospital especializado em doentes em fase terminal, que ela ajudou a fundar, também em Campinas).   

Autor do projeto que concedeu o título, o vereador Vanderlei Soares disse que acompanha há muitos anos o trabalho social e voluntário desenvolvido por Hilda. “Para mim, como vereador, é uma satisfação muito grande poder honrar uma pessoa que se dedica com tanto carinho ao próximo”, ressaltou Vanderlei, lembrando que a homenageada é uma “pessoa que tanto faz por esta cidade”. Os vereadores Andrea Garcia (PDT), Eduardo Bispo (PSDB), Marcos da Farmácia (PSD), Jesus Lopes (PR), Pastor Elias (PMDB) e Waltinho Assis (PDT) também destacaram a importância da homenagem concedida.     

A deputada Ana Perugini ressaltou a trajetória de vida de Hilda - que, migrante e doméstica, perseguiu o sonho de ser cozinheira. E elogiou a iniciativa de Vanderlei, que, para ela, ajuda a “trazer luz a um trabalho que é pouco valorizado na sociedade”. A parlamentar também abordou a atuação de Hilda em projetos sociais. “A vocação para servir é uma vocação nobre, e que deveria ser uma vocação de todo ser humano”, disse, citando passagens bíblicas. Ana também confirmou que está “em gestação” um projeto que visa acolher os cidadãos em situação de rua. E comentou a importância da atuação dos parlamentares em prol de políticas públicas.

A SESSÃO

Durante a sessão, também foram aprovados os projetos de lei 20/2018, que dá nome a uma praça do Parque Bela Vista, de autoria do vereador João do Bar (PMDB); 19/2018, que institui a Semana Municipal de Educação para os Direitos da Mulher, de autoria da vereadora Andrea Garcia (PDT); além de dois projetos de autoria do Poder Executivo - o 22/2018, que “cria cargos efetivos”; e o 21/2018, que “altera a carga horária dos profissionais médicos, com redução de vencimentos”. Notícias sobre essas votações serão publicadas em breve. Com de costume, a sessão será transmitida nesta terça-feira (10), a partir das 20h, pela Rádio Prima.  

VanderleiSoares 09.04.2018 decreto1 2018Vanderlei Soares, autor do projeto  AnaPerugini 09.04.2018Ana Perugini, durante discurso no plenário  decreto1 2018 09.04.2018 2O presidente Waltinho, Ana, Hilda e Vanderlei

 


Foto Lado a Lado