Citando o assassinato de Marielle, Vanderlei Soares critica divulgação de notícias falsas pela internet

VanderleiSoares 19.03.2018 3“Pessoas acreditam e divulgam notícias falsas, lidas na internet, sem procurar saber se é verdade”, ressaltou Vanderlei Soares, em discurso na Câmara20/03/2018 - Durante a sessão da Câmara desta segunda-feira (19), o vereador Vanderlei Soares (PMDB) comentou o assassinato da vereadora carioca Marielle Franco (PSOL) e do seu motorista, Anderson Gomes, ocorrido na semana passada. Vanderlei criticou, no discurso, a disseminação de notícias falsas pela internet. “Pessoas acreditam e divulgam notícias falsas, lidas na internet, sem procurar saber se é verdade”, ressaltou o parlamentar.

Manifestando tristeza com o ocorrido, o vereador disse que viu exemplos de compartilhamento de conteúdos falsos - as chamadas “fake news” - inclusive em Monte Mor. E citou o caso de uma mulher negra, de origem pobre, que divulgou as postagens da desembargadora Marília de Castro Neves Vieira, do TJRJ, e do deputado Alberto Fraga (DEM). Ambos divulgaram conteúdos falsos que difamam a vereadora, associando seu nome ao tráfico de drogas, por exemplo.

“[A moradora montemorense], sem analisar, sem pensar, mandou para frente essas mensagens [...] criticando uma mulher que também lutava por ela”, ressaltou Vanderlei, complementando que os filhos desta montemorense, “por serem negros [também] já sofreram muitos preconceitos, numa sociedade conservadora, como é a nossa cidade”. Para Vanderlei, as pessoas “acreditam e divulgam notícias falsas, lidas na internet, sem procurar saber se é verdade”.

Ainda segundo Vanderlei, a divulgação de “fake news” está relacionada com o preconceito. “Tentam desqualificar uma pessoa, por não ser da mesma classe social, não ter a mesma cor de pele, por não ser da mesma religião”, disse. “Temos que lutar, esperar que pessoas não tomem atitudes para formar preconceitos. Esperemos que mulheres e homens também assumam o papel de Marielle. Ou seja, lutar contra todo tipo de violência. Marielle presente” , finalizou.

MARIELLE FRANCO

Quinta candidata mais votada nas eleições de 2016, com 46 mil votos (destes, apenas 10% oriundos de favelas), a vereadora Marielle Franco é de origem humilde. “Uma pessoa que com muita luta conseguiu fazer uma faculdade”, destacou Vanderlei Soares, lembrando que a parlamentar era formada em Sociologia, além de possuir Mestrado.

“Marielle lutava pelos direitos humanos. O que são os direitos humanos? [O direito] à dignidade, à igualdade, à vida, à liberdade, à segurança”, explicou Vanderlei. Segundo o parlamentar, a vereadora “lutava contra todo tipo de violência, [inclusive a] violência policial; [contra] a morte dos jovens, sobretudo os jovens negros; e à favor das mulheres”.