Em moção, Câmara parabeniza Patrulha Maria da Penha pelos serviços prestados no município

geral 19.03.2018Vista geral do plenário, durante sessão da Câmara20/03/2018 - O trabalho desenvolvido pela Patrulha Maria da Penha, programa da Guarda Civil Municipal (GCM) de Monte Mor, é homenageado pela moção de parabenização 3/2018, aprovada na sessão desta segunda-feira (19). A moção é de autoria do presidente da Casa, Waltinho Assis (PDT), e foi assinada por todos os vereadores da Casa.

Implantada em 15 de janeiro de 2018, a iniciativa tem o objetivo de proteger as mulheres em situação de violência doméstica, através da atuação preventiva e comunitária da GCM. Segundo a prefeitura, nos primeiros 45 dias de atuação do programa, foram assistidas seis mulheres de diferentes regiões do município, além de terem sido realizados acompanhamentos rotineiros, uma prisão por descumprimento da medida e três prisões em flagrante por violência doméstica.

“Infelizmente, a violência doméstica, seja ela psicológica, física, patrimonial, sexual ou moral, é motivo de muita vergonha e sofrimento para muitas mulheres, que muitas vezes vivem em situação de plena vulnerabilidade em nossa cidade”, destaca trecho da moção, ressaltando que o objetivo da prefeitura, com o programa, é “reverter esta triste realidade”.

A moção também ressalta que, devido à sua importância, o programa foi abordado em recente reunião do Parlamento Metropolitano da RMC, além de ter servido de inspiração para outros municípios. “As cidades que já mostraram interesse no programa foram Vinhedo e Sumaré, com a realização de estágios no município; Jandira, que buscou informações sobre o programa; e outras, como Embu-Guaçu”, afirma trecho do documento.

WaltinhoAssis 19.03.2018 comentandomoção3 2018Waltinho Assis, durante leitura da moçãoSegundo a moção, o acompanhamento e as abordagens rotineiras são feitas pela coordenadora da Patrulha, Daniela Eleutério de Lima, e pelo guarda municipal Luis Carlos de Lima. Já o planejamento estratégico do programa fica a cargo do comandante da GCM Luciano Moitinho, do subcomandante Marcelo do Carmo e do secretário de segurança Adelício Paranhos.

Ainda de acordo com o documento, todos os integrantes da GCM “receberam tratamento específico e são capacitados para a abordagem de situações emergenciais de violência contra a mulher”. Cópia da moção será encaminhada à Secretaria de Segurança Pública, ao prefeito Thiago Assis (PMDB), ao Parlamento Metropolitano da RMC, à Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e aos membros da Patrulha Maria da Penha.

Segundo a prefeitura, denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas diretamente na Guarda Civil Municipal, pelo telefone (19) 3879 2823.