Em projeto de lei, Vanderlei Soares defende curso de primeiros socorros para servidores de escolas

VanderleiSoares 26.02.2018Segundo Vanderlei, o objetivo é evitar a ocorrência de mortes, como a do menino Lucas01/03/2018 - O vereador Vanderlei Soares (PMDB) é autor de projeto de lei, em tramitação na Câmara, que prevê a capacitação de servidores públicos de escolas, recreações e congêneres, em práticas de primeiros socorros. O objetivo é evitar a ocorrência de mortes, como a do menino Lucas Begalli Zamora de Souza, de Campinas. A criança, de 10 anos, morreu após se engasgar durante uma refeição, em uma excursão da escola ao município de Cordeirópolis.

Durante discurso nesta segunda-feira (26), na Câmara, Vanderlei explicou que esteve reunido com a mãe do menino, Alessandra Zamora. Desde o acidente, Alesandra vem lutando para que os municípios da região tenham, na rede escolar, pública e privada, treinamento em primeiros socorros. Algumas cidades já aprovaram o projeto. “É muito importante ter alguém ali que pelo menos possa fazer alguns procedimentos, até que chegue o socorro adequado”, disse Vanderlei.

O projeto de lei prevê que pelo menos ⅓ dos profissionais de instituições de ensino, públicas ou privadas, recebam o treinamento. Dentre eles professores, cuidadoras, recreacionistas, condutores e monitores de transporte escolar, condutores de vans, e “demais profissionais ou auxiliares cuja função seja atuar diretamente com crianças em idade igual ou inferior a 12 anos”. “É um projeto muito importante, que colocará nossos filhos [em mais segurança]”, defende.

BRASÍLIA

Vanderlei também comentou a viagem a Brasília. Entre terça (27) e quarta-feira (28/02), o parlamentar estaria na capital federal, reforçando pedidos de emendas parlamentares para o município. Segundo o vereador, em novembro foram entregues ofícios a diversos deputados, que, agora, decidem a destinação dos recursos - cerca de R$13 milhões em emendas, cada. “Temos que bater nas portas e tentar ver se alguma parte desse dinheiro vem para o município”, defendeu. Além da visita a gabinetes de deputados federais, Vanderlei iria aos Ministérios da Saúde e das Cidades, para verificar o andamento de pedido de emendas.

ESPORTES

No discurso, o vereador também cumprimentou o secretário Renato Almeida (Esportes) e o servidor Alcides, pela atuação. E citou eventos realizados nos últimos meses, como: o Torneio de Futsal, ocorrido no Ginásio de Esportes do Parque Imperial, que arrecadou cerca de 500 kg de alimentos; o festival em prol do menino Mateus, visando à compra de uma cadeira rodas; e o Campeonato de Futebol Feminino Solidário, realizado no Baia Assis. Anunciou, ainda, que o Campeonato de Futebol de Salão será realizado em abril.