Para Danilo Jacob, casos de raiva animal no município exigem responsabilidades compartilhadas

DaniloJacob 05.02.2018 3Danilo Jacob, em discurso: preocupação com os casos de raiva animal registrados no município08/02/2018 - Nesta segunda-feira (5), o vereador Danilo Jacob (PDT) comentou os casos de raiva animal registrados no município. De acordo com o vereador, estima-se que mais de 50 animais, entre bovinos e equinos, já foram contaminados pela doença. Para Danilo, a responsabilidade pela prevenção da doença deve ser compartilhada.

Segundo o vereador, o controle e a captura de morcegos transmissores da raiva são responsabilidades do Escritório de Defesa Agropecuária (EDA), do Governo do Estado. “Mas isso não impede que a prefeitura tenha uma pessoa responsável [...] para mês a mês fazer a vistoria nos abrigos de morcegos”, sugeriu.

Ainda de acordo com o vereador, outra atividade importante na prevenção da doença é a vacinação do rebanho. Segundo Danilo, cerca de 15 casos de raiva animal já foram comprovados através de exames. “Estou aqui para alertar a população e o Poder Público, para que tomem medidas cabíveis para que isso [a doença] não chegue ao ser humano”, alertou.

O vereador também destacou que a prefeitura realiza uma campanha antirrábica “muito boa”, de vacinação de cães e gatos. Ressaltou, entretanto, a dificuldade em se vacinar todos esses animais domésticos, inclusive pela falta de adesão dos moradores à campanha. Para Danilo, a captura dos morcegos é a principal medida de controle da doença.

DEFESA AGROPECUÁRIA

No pronunciamento, Danilo comentou que, na semana passada, esteve no Escritório de Defesa Agropecuária, em Campinas, juntamente com o vereador Eduardo Bispo (PSDB) e o morador Paulo Milani. Na oportunidade, entregaram ofício pedindo auxílio do órgão estadual no controle dos morcegos. Na ocasião, foi informado que uma equipe seria enviada ao município, o que ocorreu nesta segunda-feira (5).

Ainda segundo o vereador, a equipe do EDA, composta por cerca de dez profissionais, já está em Monte Mor fazendo o controle e captura dos morcegos. Danilo, entretanto, fez um “apelo” para que a prefeitura volte a fazer o controle mensal dos morcegos (como foi feito no passado por Paulo Milani, que segundo ele hoje atua como voluntário acompanhando as equipes) ou que um funcionário do Estado fique responsável pelo serviço, mensalmente.

O vereador comentou a importância dos cuidados a serem tomados no contato com animais possivelmente contaminados - segundo Danilo, humanos podem contrair a raiva se tiverem contato com a saliva desses animais.  O vereador também agradeceu a todos os veterinários e voluntários que têm atuado no combate à doença, e à prefeitura. Lembrou, ainda, que o sindicato rural também fará uma palestra sobre o assunto nesta quinta-feira, 8, a partir das 18h.