Vanderlei Soares critica desativação de ponto de ônibus no Panorama: "ficamos sabendo pela população"

vanderlei soares 06.11.2017Vanderlei Soares, em discurso: crítica à desativação de ponto de ônibus no Jardim Panorama08/11/2017 - O vereador Vanderlei Soares (PMDB) criticou a desativação do ponto de ônibus do Jardim Panorama, em discurso na Câmara, nesta segunda-feira (6). “No final de semana, fomos pegos de surpresa com uma atitude drástica da empresa de ônibus Boa Vista, que tomou uma atitude de não parar mais no ponto de ônibus do Jardim Panorama”, explicou. Segundo o vereador, tal decisão foi tomada sem nenhuma consulta prévia à prefeitura, diretoria de trânsito, prefeito e vereadores. “Nós ficamos sabendo pela população, através das redes sociais”.

Vanderlei Soares disse que essa atitude é recorrente. “Não é a primeira vez que essa empresa faz isso conosco: tomar atitudes, resolver fazer as coisas, sem consultar o órgão máximo do município, que é a prefeitura”. O vereador disse que isso fez com que as autoridades, inclusive os vereadores, fossem duramente criticados, através das redes sociais. No pronunciamento, o vereador também pediu que o prefeito Thiago Assis (PMDB) “seja mais drástico nas ações, nas atitudes em referência a essa empresa, para que isso não continue acontecendo”.

Segundo o parlamentar, a principal alegação da empresa é de que o ponto de ônibus não era “oficial”. E, em contato com a concessionária Rodovias do Tietê, foi informado que a empresa “não gerencia o transporte”. Vanderlei, então, questionou de quem seria a responsabilidade pela sinalização do local e implantação do ponto de ônibus, por exemplo. Para o vereador, para os pontos de ônibus localizados na cidade e nos bairros, a responsabilidade é da EMTU e da empresa. “E eles ficam jogando [a responsabilização] para a prefeitura”, ressaltou.

Para Vanderlei, a alegação de que o ponto do Jardim Panorama é “perigoso”, e por isso foi desativado, também não se sustenta, já que existem outros pontos de ônibus no entorno da SP 101 que apresentam riscos aos usuários. O vereador citou os localizados no Jardim Moreira, Jardim Bela Vista e Jardim Daniela, onde pessoas transitam no meio da pista. No Moreira, denunciou Vanderlei, os pedestres são obrigados a desembarcar na faixa de desaceleração dos veículos, o que aumenta o risco de acidentes. “Todos os pontos são tão perigosos quanto aquele”.

Na próxima sexta-feira (10), vereadores de Monte Mor irão, em comitiva, participar de uma reunião na Artesp, juntamente com o prefeito e secretários. Deverão participar do encontro representantes da concessionária que administra a SP 101 e, ainda, da EMTU. “Temos que fazer todos os levantamentos das demandas que a população tem nos passado, para cobrarmos”, disse. O parlamentar também disse que o seu gabinete vem fotografando, nos horários de pico, a situação destes pontos de ônibus, para apresentar os dados, nesta reunião.  Vanderlei ressaltou que os vereadores continuarão lutando pela rápida resolução dos problemas da rodovia.

CONSCIENTIZAÇÃO: O “Novembro Azul”, mês nacionalmente dedicado às atividades de conscientização sobre o câncer de próstata, também foi abordado. O vereador pediu a atenção de todos os homens, para a realização dos exames. “Infelizmente nós homens somos muito relaxados com nossa saúde”, afirmou, pedindo a atuação das famílias no incentivo à prevenção da doença. Vanderlei Soares também sugeriu que a prefeitura intensifique as ações preventivas, da mesma forma como ocorreu no “Outubro Rosa”.