No Parlamento Metropolitano, vereadores discutem reforma política. Próxima reunião será em Monte MorNo Parlamento Metropolitano, vereadores discutem reforma política. Próxima reunião será em Monte Mor04/09/2017 – Vereadores de Monte Mor estiveram presentes, na última sexta-feira (1º), em mais uma reunião do Parlamento Metropolitano da RMC. O evento foi realizado em Cosmópolis e debateu assuntos importantes, como reforma política (tema da palestra do dia), meio ambiente e mobilidade urbana. A próxima reunião será no dia 6 de outubro, em Monte Mor.

Ocupando o cargo de 2º secretário do órgão colegiado, o presidente Waltinho Assis (PDT) esteve acompanhado dos vereadores Andrea Garcia (PDT), Jesus Lopes (PR) e Professora Selma (PMDB). Desde o começo do ano, parlamentares de Monte Mor têm participado ativamente das discussões, que envolvem a realidade dos 20 municípios da RMC.

A palestra do advogado Cláudio Nava debateu assuntos relacionados à reforma política, como o chamado “distritão” – sistema em tramitação no Congresso, através do qual são eleitos para o Legislativo os candidatos mais votados, sem levar em conta os votos recebidos pelo partido. “O distritão e a cláusula de barreira são simplesmente fisiologismo”, criticou Nava.

Liderada pelo vereador Hélio Ribeiro, presidente da Câmara de Indaiatuba, a reunião do Parlamento contou com a presença do presidente da Câmara de Cosmópolis, André Maqfran, anfitrião do dia; e de presidentes de Câmaras e vereadores de diversas cidades da região, além do prefeito de Cosmópolis, José Pivatto, e do ex-deputado estadual Antônio Mentor.

Meio Ambiente e Mobilidade

A vereadora Eliane Lacerda, de Cosmópolis, que lidera a Frente em Defesa do Meio Ambiente, criticou a instalação de aterro sanitário nas divisas de Paulínia, Cosmópolis e Americana. Já John Lenon, de Hortolândia, que presidente da Frente da Mobilidade Urbana, reforçou convite para audiência pública sobre o assunto, que será realizada em Hortolândia, no próximo dia 20.

Parlamento em Monte Mor

Em outubro, será a vez da Câmara de Monte Mor sediar a reunião do Parlamento Metropolitano da RMC. O encontro acontece no dia 6, a partir das 8h30. “É muito importante a presença dos vereadores, dos presidentes, para que possamos discutir assuntos relevantes para a nossa região. Convido a todos”, afirmou o presidente Waltinho, em entrevista à imprensa.

Veja mais:

Galeria de imagens: