Vereadores discutem saúde, mobilidade urbana e segurança pública, durante reunião do Parlamento Metropolitano da RMCVereadores discutem saúde, mobilidade urbana e segurança pública, durante reunião do Parlamento Metropolitano da RMC07/08/2017 – Na sexta-feira (4), vereadores de Monte Mor participaram de mais uma reunião do Parlamento Metropolitano da RMC. Realizado na Câmara de Morungaba, o evento discutiu assuntos relevantes, como saúde, mobilidade urbana e segurança pública, e contou com a presença do presidente da Câmara, Waltinho Assis (PDT), que ocupa o cargo de 2º secretário do órgão colegiado, além dos vereadores Jesus Lopes (PR), Eduardo Bispo (PSDB), Joaz (PSDB), Zé Fernandes (PSDB) e Professora Selma (PMDB).

Presidida pelo vereador Hélio Ribeiro, presidente da Câmara de Indaiatuba e, também, do Parlamento Metropolitano, a reunião contou com a presença de mais de 30 vereadores – incluindo o chefe do legislativo de Morungaba, vereador Júlio do Vadu, e presidentes de diversas Casas Legislativas – que representaram 12 municípios da Região Metropolitana de Campinas. O deputado federal Luiz Lauro Filho (PSB) e o deputado estadual Edmir Chedid (DEM) também prestigiaram o evento, além de outras autoridades.

Durante a reunião, Adriana Paula Coelho e Patrícia Vilafanha, representantes do Hospital Psiquiátrico Seara, localizado em Americana, fizeram uma apresentação dos serviços prestados pela entidade e dos critérios para formalização de convênio com os municípios da região, visando o encaminhamento de pacientes psiquiátricos, inclusive aqueles com dependência química. As palestrantes destacaram a insuficiência dos repasses para a saúde pública no Brasil, em especial a saúde mental.

Passageiro especial

Outro assunto abordado foi a isenção tarifária para as pessoas com deficiência que utilizam as linhas de ônibus intermunicipais na Região Metropolitana de Campinas, através da Carteira de Identificação do Passageiro Especial (CIPES). Sidneia Aparecida dos Santos e Juarez Augusto de Souza, da EMTU, abordaram os critérios para concessão do benefício, destinado a pessoas com deficiência física ou com doenças orgânicas incapacitantes. Segundo a EMTU, em Monte Mor existem 491 benefícios ativos, atualmente.

Durante o evento, a vereadora Professora Selma (PMDB) questionou se as crianças com implante coclear podem ter direito ao benefício do transporte gratuito. Segundo a vereadora, tais pacientes precisam passar por avaliações constantes, e as famílias têm gastos com o transporte público. A representante da EMTU orientou que as famílias devem procurar a Unidade Básica de Saúde cadastrada, no município de residência, para passarem por uma avaliação que verificará o atendimento aos critérios legais.

Segurança pública

A questão da segurança pública também voltou a ser debatida, no evento. O vereador Dr. Alfredo Ondas, presidente da Câmara de Americana e da Frente Parlamentar de Segurança Pública da RMC, pediu atenção dos parlamentares para o preenchimento de questionário sobre o assunto, que irá embasar as atividades da Frente nos próximos meses.

“Temos que trabalhar, nos municípios, para que realmente a segurança seja efetiva”, afirmou o presidente da Câmara, Waltinho Assis, destacando o problema do baixo efetivo da Polícia Civil em Monte Mor – o que sobrecarrega a Guarda Civil Municipal. “Todos nós clamamos por mais segurança”, afirmou.

A próxima reunião do Parlamento Metropolitano da RMC – órgão colegiado constituído para apoiar e reivindicar ações de interesse dos 20 municípios que compõem a região, promovendo a integração administrativa, econômica e social – será realizada no dia 1º de setembro, em Cosmópolis.

Galeria de imagens: