Vídeo e fotos: plenária sobre autismo reuniu especialistas, autoridades e mães atípicas

BrunoFernando 30.04.2024O médico Bruno Fernando Oliveira, durante palestra sobre o Transtorno do Espectro Autista, na Câmara: profissional abordou os diversos desafios, como a “sobrecarga das famílias”Na última terça-feira (30/04), a Câmara sediou a 1ª Plenária de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) - evento organizado pela vereadora Wal da Farmácia (PSB) e que contou com palestra do médico Bruno Fernando Oliveira, sobre o assunto.

O médico abordou a importância da atenção primária em saúde para a identificação precoce dos sinais de TEA, além dos diversos desafios, como a “sobrecarga das famílias”, as “poucas disciplinas de desenvolvimento/saúde mental nas formações médicas” e as equipes restritas.

A Plenária contou com a presença de diversas mães atípicas (ou seja, aquelas que cuidam de uma pessoa com deficiência) - que tiveram a oportunidade de manifestar seus pontos de vista, fazer reclamações e pontuar suas demandas. Muitas se emocionaram durante as falas.

Além de Wal, estiveram presentes os vereadores Altran (MDB), presidente da Câmara, Andrea Garcia (PSD), Beto Carvalho (PP), Bruno Leite (UNIÃO) e Vitor Gabriel (MDB); a secretária de Saúde Eliane Piai e a professora Alex-Sandra Braga, representando a Educação. 

“Casa cheia, trocas de experiências importantes, debates produtivos e, uma acolhida mais do que especial! Agradecemos a todos os presentes que vieram prestigiar a nossa 1° Plenária”, disse a vereadora Wal, em postagem numa rede social, na internet, neste domingo (5). 

Ainda conforme a parlamentar, também participaram: Michelle Lima, diretora de escola, Lúcia Dorguello, neuropsicopedagoga, Marcos Molina, ex-secretário de Desenvolvimento Social, Maria Regiane Lavelha, enfermeira, e os advogados Elaine Costa e Eder de Lima.

A Associação de Mães e Amigos dos Autistas de Hortolândia (AMAAH-SP) - que teve uma unidade inaugurada em Monte Mor, no ano passado - foi representada no evento pela presidente Priscila Silvana de Paula Silva e pelo vice-presidente, Rogério Severino Lopes.

Os vereadores presentes expressaram apoio à causa do transtorno do espectro autista (Wal e Bruno, inclusive, anunciaram a indicação de Emendas Impositivas). “A gente vai fazer com que [a melhoria almejada] aconteça na nossa cidade”, disse a organizadora do evento. 

GALERIA DE IMAGENS

Foto Lado a Lado