Fevereiro será dedicado à conscientização sobre quatro doenças, incluindo o lúpus

Milziane 01.04.2024 MG 8944 CopyEm pronunciamento no Plenário, antes da votação do Projeto, Milziane Menezes frisou a importância da realização das campanhas de conscientização, por parte do Poder Público“Fica instituído, no calendário municipal o mês ‘Fevereiro Laranja e Roxo’, dedicado à conscientização para o diagnóstico precoce e tratamento das doenças de Alzheimer, Fibromialgia, Leucemia e Lúpus”. É o que estabelece o Projeto de Lei (PL) 19/2024, da vereadora Milziane Menezes (PSDB), aprovado por unanimidade na sessão ordinária da Câmara, realizada nesta segunda-feira (1º de abril).

A propositura, que segue agora para sanção do prefeito Edivaldo Brischi (PTB), tem o objetivo de “mobilizar a comunidade”, visando à “elaboração de ações educativas de conscientização para o diagnóstico precoce e [o] tratamento” dessas doenças, “estimulando a participação da população, empresas, escolas e entidades nessas ações”, afirma um artigo do PL, votado na sessão plenária da Câmara.

Na Justificativa do PL, Milziane lembra que a campanha Fevereiro Laranja e Roxo “vem sendo instituída em diversos municípios, aludindo à importância de proporcionar bem-estar aos portadores dessas doenças e de preveni-las”. “Durante este mês, as cores roxa e laranja são utilizadas em diversos meios de comunicação com o objetivo de atentar para a conscientização e combate de algumas doenças”, ressalta.

Em comentário, antes da votação, a vereadora frisou a importância da realização das campanhas de conscientização, por parte do Poder Público. “A cor roxa foi escolhida para a conscientização sobre o Lúpus, da Fibromialgia e do Mal de Alzheimer. Já a cor laranja foi incluída na campanha para conscientizar sobre um dos tipos mais graves de câncer, a Leucemia”, pontua ela, no texto da propositura.