Dia do Capoeirista e Semana da Capoeira serão incluídos no calendário municipal

capoeira 24.07.2023 prefeituraEvento internacional Encontro de Capoeira "Mestre Espigão Presente”, realizado no Ginásio Baia Assis, no Jardim Paulista, em 2023. Foto ilustrativa: Prefeitura - 24/07/2023Durante a sessão ordinária desta segunda-feira (1º de abril), foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei (PL) 8/2024, de autoria do vereador Professor Adriel (PT). A propositura inclui o Dia do Capoeirista, comemorado em 3 de agosto, no calendário do município. Também é criada a Semana da Capoeira, a ser celebrada anualmente.

No PL, Adriel destaca que o Dia Estadual do Capoeirista foi instituído na Lei 4649, de 1985. A capoeira, afirma o parlamentar, é uma “expressão artística brasileira que mistura esporte, luta, filosofia, dança e musicalidade”, e é considerada “símbolo de combate e resistência, fazendo parte da identidade cultural brasileira, sendo reconhecida mundialmente”.

O vereador ainda menciona que “a capoeira é uma modalidade esportiva realizada em Monte Mor”, e que, desta forma, “é oportuno” que haja uma data para garantir a devida representatividade à categoria, viabilizando o desenvolvimento de atividades, inclusive. Em discurso, ele ainda lembrou que o Projeto tem “base social” e pediu o apoio dos pares.

Na propositura, Adriel cita as “relações de sociabilidade e familiaridade entre os praticantes” e menciona outros benefícios da capoeira, como a “socialização que interfere positivamente na parte da saúde mental”. “A capoeira trabalha não somente com a questão da performance, mas existem pessoas que vão praticar capoeira para terem mais qualidade de vida”, diz.