Reajustes no IPTU: prefeitura deveria substituir carnês com erros, diz Professor Fio

ProfessorFioDiscurso 18.03.2024 0 MG 7552 Copy“Dá tempo ainda, prefeito. Use o exemplo da cidade vizinha”, disse Professor Fio, citando o caso de Hortolândia, que substituiu os carnês do IPTU, em 2023, após a constatação de errosO vereador Professor Fio (PTB) considera que o município deveria realizar a substituição dos carnês do IPTU que foram gerados com erros. O problema tem causado indignação na cidade, tendo em vista que muitos munícipes reclamam dos valores cobrados pela prefeitura. 

Na sessão ordinária desta segunda-feira (18), Fio afirmou que, em 2023, Hortolândia substituiu 33 mil carnês, devido a erros nas cobranças ocasionados pelo processo de georreferenciamento. “Dá tempo ainda, prefeito. Use o exemplo da cidade vizinha”, disse. 

“Dá para reverter [os erros nas cobranças], sim”, afirmou o vereador, durante seu pronunciamento. “Volta [atrás nas cobranças], refaz esses carnês. Temos os exemplos aqui”, completou o parlamentar, citando o caso da cidade vizinha, que solucionou o problema. 

Em reunião na Câmara, em fevereiro, a prefeitura disse que houve a atualização dos valores, a partir de dados gerados pelos serviços de “aerofotogrametria e geoprocessamento”, e que os munícipes podem fazer reclamações, apresentando o carnê, para correções em caso de erros.

TUBULAÇÕES

Na sessão plenária, Fio ainda disse que desaprova o “o descaso feito com a população”. E citou a situação dos bairros Parque do Café II, Chácaras Planalto, Chácaras Mirim e Jardim Paulista, onde vias públicas carecem da instalação de tubulações, por parte do Poder Executivo. Na Câmara, diversos vereadores criticaram o fato de que as tubulações no rodeio foram instaladas rapidamente, enquanto as melhorias em ruas demoram a ser implantadas. 

Foto Lado a Lado