Aumento do IPTU demonstra “falta de humanidade” do prefeito, diz Paranhos

ParanhosDiscurso 26.02.2024 0 MG 6200 Copy“Parece que o prefeito não conhece a realidade financeira da nossa cidade”, e “apenas quer encher os cofres públicos”, afirmou Paranhos, citando a reclamação de um munícipeNa sessão ordinária da última segunda-feira (26), o vereador Paranhos (MDB) exibiu uma matéria de um jornal da região, que informava que o aumento do IPTU (Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana) chegou a 200% e revoltou os moradores de Monte Mor. O parlamentar acrescentou que, para muitos munícipes, a variação chega a 500%.

Paranhos citou a reunião ocorrida na Câmara, semana passada, quando moradores “demonstraram toda a sua revolta” com a ação da prefeitura, que não foi votada na Casa. “Como disse um morador que estava aqui presente: parece que o prefeito não conhece a realidade financeira da nossa cidade”, e “apenas quer encher os cofres públicos”, afirmou.

No discurso, o parlamentar explicou que “toda legislação tem, também, que ser moral, ser impessoal, usar o bom senso, verificar as condições daquela população”, e destacou que o ato “demonstrou falta de humanidade” do chefe do Poder Executivo. Ele disse que recebeu ligações de munícipes que pagavam R$ 250 de IPTU e que, esse ano, vão pagar R$ 1.600,00.

“Para se fazer um aumento [real], teria que passar pela Casa, nós teríamos que aprovar”, destacou, citando que o reajuste, com base em geoprocessamento, foi aplicado pela prefeitura, algo “que a lei permite”, mas sem a apreciação da Câmara. Ele sugeriu que os moradores façam reclamações nas redes sociais e, presencialmente, no Poder Executivo.