Vereadores pedem informações sobre o plano de ação para enfrentamento da dengue

ProfessorAdriel 26.02.2024 MG 6298 Copy“A disseminação dos casos de dengue no mundo tem preocupado especialistas e governos”, afirma Professor Adriel, no Requerimento: Estado teve “aumento de 26,7% no número de casos”A partir do Requerimento 2/2024, os vereadores pedem informações à prefeitura sobre o sobre o “plano de ação para o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti”, transmissor de doenças como a dengue, no município. A propositura é de autoria do vereador Professor Adriel (PT), e foi aprovada por unanimidade durante a sessão ordinária desta segunda-feira (26).

O documento questiona “o plano de combate à dengue que vai ser executado”; “os próximos passos a serem trilhados para que o município [...], de fato, tenha acesso aos investimentos”; e pede informações sobre o plano da Defesa Civil em relação ao apoio disponibilizado pelo Estado (se já foi requerido, se está sendo executado o serviço e como está sendo feita a nebulização).

Antes da votação, Adriel citou ações já desenvolvidas pela prefeitura e disse que conversou sobre esses assuntos com os secretários de Defesa Civil e de Saúde. “É uma maneira de darmos oficialidade a algumas informações que já tivemos acesso de maneira informal”, explicou. O pedido precisa ser respondido dentro de 15 dias, prorrogáveis pelo mesmo período, com justificativa. 

Em relação à primeira pergunta do Requerimento, o parlamentar citou que o combate ao mosquito já foi iniciado na cidade, com ações desenvolvidas em bairros. Ele lembrou que, com o plano de ação em mãos, será dada uma maior transparência ao assunto, garantindo que a execução seja acompanhada e devidamente fiscalizada, tanto pela sociedade quanto pelo Poder Legislativo.

Adriel mencionou que, conforme divulgado no Diário Oficial, cerca de R$ 300 mil serão destinados ao combate à dengue, pelo Governo do Estado, e outros R$ 150 mil, de “adiantamento de recursos de arboviroses”, também para “reforçar a luta” contra o mosquito. Ele ainda citou a informação de que o Estado disponibilizará cerca de 600 equipamentos, aos municípios, para a nebulização.

“A disseminação dos casos de dengue no mundo tem preocupado especialistas e governos”, diz o autor, na propositura, também comentada por outros vereadores. Ele ainda destaca que a doença está dentre aquelas com “potencial para para se tornarem epidemias globais”, conforme a Organização Mundial da Saúde, e teve “aumento de 26,7% no número de casos” em São Paulo.

Foto Lado a Lado