Aprovado Projeto que dá nome à Casa da Juventude, em construção no Paulista

AlexandrePinheiro 27.11.2023 PL131 gabineteO vereador Alexandre Pinheiro, com familiares do jovem homenageado, Matheus SoaresInfraestrutura que vai contemplar espaços multiuso de apoio ao público jovem no início da vida profissional, a futura Casa da Juventude, em construção no bairro Jardim Paulista, receberá o nome de Matheus Soares, que morreu em maio de 2010, aos 19 anos, vítima de um acidente de trânsito.

A homenagem é prestada a partir do Projeto de Lei (PL) 131/2023, do vereador Alexandre Pinheiro (PTB), aprovado por unanimidade durante a sessão ordinária desta segunda-feira (27). Na oportunidade, familiares do homenageado estiveram no Plenário, acompanhando os trabalhos.

Nascido no dia 20 de dezembro de 1990, em São José dos Campos, Matheus “passou uma temporada no Mato Grosso do Sul, Campo Grande, [e] tornou-se de Monte Mor em 2000, quando veio para cá junto com os pais, para um novo trabalho, novas realizações e novos sonhos”.

Na tribuna, Alexandre - que inclusive intermediou a vinda da Casa da Juventude para o município, com o Estado - ressaltou a relevância da homenagem, e lembrou que a instituição dará “esperança” aos jovens montemorenses, os preparando para o mercado de trabalho, com capacitações. 

O parlamentar também reforçou a sua homenagem ao Matheus. “[Ele era] um jovem formidável, que amou a vida e a todos que [o] rodeavam, e que deixa um legado de muita alegria, fé e esperança” , afirmou, lamentando a morte ocasionada “pelo trânsito, por pessoas embriagadas”.  

“Todos os jovens que passarem por aquele lugar [a Casa da Juventude] serão marcados pela história que ele deixa para a gente, aqui”, disse, em seu discurso. Outros vereadores também comentaram o assunto, destacando a importância da iniciativa. A aprovação foi aplaudida de pé. 

CASA DA JUVENTUDE

casadajuvenude prefeitura 27.11.2023 editadaO prédio da Casa da Juventude fica localizado na Rua Ana Iorgaciof Siqueira, no bairro Jardim Paulista. PL segue para sanção do prefeito (Foto: Prefeitura - 27/11/23 - editada)Lançado pelo Governo do Estado em 2021, o projeto da Casa da Juventude contempla “ações de incentivo à qualificação, empreendedorismo, busca de oportunidades de emprego e renda e área de trabalho colaborativo, estimulando a criação de novos projetos e negócios”. 

Semana passada, uma comitiva da Secretaria de Planejamento e Obras realizou vistorias em obras do município, inclusive na Casa da Juventude, acompanhada do prefeito Edivaldo Brischi (PTB). Na oportunidade, o prefeito disse que o espaço vai ajudar no “desenvolvimento dos jovens”.

“Matheus deixou sonhos por realizar, amigos feitos e amigos por fazer, deixou pais orgulhosos do menino esforçado e empenhado em ajudar nas coisas da casa e no comércio da família. Dos computadores, entendia muito”, afirma Alexandre Pinheiro, em trecho da homenagem. 

Segundo o PL, ele era “alegre e envolvido de forma sincera nas atividades da igreja”, integrando o grupo de jovens da Igreja do Evangelho Quadrangular. “O Matheus que nos deixou ou que nos foi tirado, como parte de nossas histórias, fica vivo agora em nossas lembranças”, completa o texto.

Foto Lado a Lado