Reunião do Parlamento Metropolitano debate o combate ao tabagismo

Geral Parlamento 20.10.2023 MG 2331 CopyA coordenadora Estadual do Programa Nacional de Controle do Tabagismo de São Paulo, Sandra Silva Marques, fez palestra durante a reunião do Parlamento MetropolitanoO Plenário da Câmara foi palco de mais uma reunião do Parlamento Metropolitano da RMC (Região de Campinas), na última sexta-feira (20). O evento contou com palestra da coordenadora Estadual do Programa Nacional de Controle do Tabagismo de São Paulo, Sandra Silva Marques. Na pauta, foi destacada a importância da prevenção do tabagismo e especialmente do combate ao uso dos cigarros eletrônicos, além do incentivo para que as Casas Legislativas elaborem proposições regulamentando o assunto. 

Segundo a palestrante, o mundo possui cerca de 1,3 bilhão de fumantes, sendo o tabagismo a primeira causa de morte evitável. Sandra ainda disse que, conforme estudos, tem aumentado a ocorrência do tabagismo, principalmente em jovens de 18 a 24 anos. “Isso sinaliza que nós temos que fazer algo a respeito”, afirmou, em sua apresentação. “No Brasil, é estritamente proibido o comércio, a importação e a propaganda de cigarros eletrônicos. Mas ainda encontramos isso no nosso país, de uma forma muito significativa”, afirmou. 

Além de vereadores de Monte Mor - Altran (MDB), presidente da Câmara e 2º secretário do Parlamento Metropolitano, Alexandre Pinheiro (PTB), Bruno Leite (UNIÃO), Nelson Almeida (Solidariedade), Paranhos (MDB), Professor Adriel (PT) e Vitor Gabriel (PSDB) - participaram do encontro parlamentares dos municípios de Jaguariúna, Nova Odessa, Holambra, Campinas, Santo Antônio de Posse, Vinhedo, Indaiatuba e Hortolândia. 

A atividade foi liderada pelo presidente do Parlamento Metropolitano, vereador Pepo Lepinsk (Indaiatuba). Também participaram o vice-prefeito de Monte Mor, Ronaldo Tuim, e Felipe Wesley, secretário parlamentar que representou o deputado federal Fausto Pinato, no evento.

ORDEM DO DIA E PALAVRA LIVRE

Geral Parlamento 20.10.2023 MG 2412 CopyFoto oficial do evento, que debateu a importância de legislações locais para enfrentar o problema do tabagismo, especialmente o crescimento do uso de cigarros eletrônicosNa Ordem do Dia da reunião, foi aprovada Moção de Apelo aos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, “em defesa das prerrogativas do Poder Legislativo, no caso da ADPF 442, dispondo sobre o crime de aborto”. Propositura com teor semelhante, a partir da qual os vereadores aplaudiram o Congresso por posicionamento contrário à “legalização do aborto”, foi aprovada recentemente em Monte Mor. 

O encontro do Parlamento Metropolitano também aprovou Moção da Comissão de Saúde da RMC, pedindo a construção de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) na região do Campo Belo, em Campinas; e ofício com apelo ao governador, pedindo que Nova Odessa seja contemplada com o programa Rios Vivos, do governo do Estado - iniciativa que já foi anunciada para municípios da região, como Monte Mor, visando desassorear o Rio Capivari.

Na Palavra Livre, parlamentares abordaram assuntos diversificados - incluindo a necessidade de se intervir em prol do bairro Santa Clara do Lago, na divisa entre Monte Mor e Campinas, visando garantir a regularização fundiária e demais regulamentações, assim como o abastecimento de água na localidade. O assunto já havia sido debatido na véspera, durante audiência pública da Comissão Mista da Câmara (leia mais detalhes no site). 

Foto Lado a Lado