Em 2023, 498 estudantes visitaram a Câmara, em projeto da Escola do Legislativo

Geral Elemmor 16.10.2023 MG 1602 CopyEstudantes, com os vereadores Nelson Almeida e AltranCoordenado pela Escola do Legislativo de Monte Mor (Elemmor), o projeto Estudantes Visitam a Câmara encerrou as atividades de 2023 na última segunda-feira (16). Ao todo, 498 alunos da rede pública municipal visitaram as dependências do Poder Legislativo, entre os meses de março e setembro deste ano. A iniciativa terá uma nova edição em 2024.

Fruto de parceria da Câmara com a secretaria municipal de Educação, o Estudantes Visitam a Câmara tem critérios formalizados no Ato da Mesa 1/2023. Na prática, o projeto contempla visitas aos setores do Poder Legislativo e aos gabinetes dos vereadores e da Presidência, além da realização de sessões, nas quais os estudantes podem simular a atuação parlamentar.

Palestras sobre o Poder Legislativo também foram realizadas - e, durante cada visita, os jovens puderam ainda interagir com os vereadores e formular perguntas aos mesmos. Conforme o relatório divulgado pela Elemmor, 48 professores acompanharam de perto essas visitas, que contemplaram estudantes do 9º ano de nove escolas da rede pública municipal.

EXPERIÊNCIA GRATIFICANTE

Geral Elemmor 16.10.2023 MG 1586 CopyDurante as visitas, estudantes simulavam sessões plenáriasIsabele Moreira da Silva cursa o 9º ano C na Escola Municipal Terezinha do Menino Jesus Calil, no bairro Jardim Paviotti. Ela participou da visita às instalações da Câmara, na última segunda-feira, quando foi eleita pelos colegas “presidente” da Mesa Diretora da Casa. Na oportunidade, a jovem estudante pôde, inclusive, liderar uma sessão plenária simulada.

“Dá um pouco de nervoso, mas é muito gratificante estar aqui e saber como funciona o trabalho [dos servidores]”, disse Isabele, após o encerramento da visita, que durou quase três horas. Os estudantes estavam acompanhados das professoras Cintia Bueno de Camargo Malandrin (docente de Língua Portuguesa) e Cleide Galvão de Almeida Nunes (de História).

Durante a atividade, o presidente da Câmara, vereador Altran (MDB), discursou aos estudantes presentes (a cada semana, um parlamentar ficou responsável por participar das sessões simuladas, no Plenário, interagindo com os alunos, conforme cronograma da Escola do Legislativo acordado com os respectivos gabinetes, na edição de 2023 do projeto).

FUTURO DA CIDADE

Geral Elemmor 16.10.2023 MG 1596 CopyAltran destaca que, em 2024, ocorrerá nova edição do projeto“É excelente estar recebendo vocês aqui na Câmara Municipal. Vocês são o futuro da nossa cidade”, disse Altran. O parlamentar ainda respondeu diversas perguntas dos estudantes sobre a atuação da Casa, o processo legislativo e as especificidades do exercício da Presidência do Legislativo. O vereador Nelson Almeida (Solidariedade) também esteve presente.

Esse foi o segundo ano em que o projeto Estudantes Visitam a Câmara foi realizado pela Escola do Legislativo. Esta edição contemplou, inclusive, a participação de professores de Língua Portuguesa, e o incentivo para que os alunos escrevessem artigos sobre a experiência (as três redações elaboradas estão na página especial do projeto, no site da Câmara).

Conforme o Termo de Parceria firmado em fevereiro, entre a Câmara e a Secretaria Municipal de Educação, coube à pasta providenciar o transporte dos alunos, das unidades de ensino até a sede da Câmara, assim como indicar uma pessoa responsável por acompanhá-los durante as visitas. Já a Elemmor ficou responsável por desenvolver as atividades de educação cidadã.