“O problema é antigo, mas alguma coisa tem que ser feita”, diz Bruno, sobre enchentes

BrunoLeiteDiscurdo 09.10.2023 a MG 1215 Copy“Hoje, loteamentos se instalam na nossa cidade [...] sem contrapartida nenhuma, sem infraestrutura nenhuma, e, no final, a população acaba pagando a conta”, reclamou o vereador Bruno LeiteO vereador Bruno Leite (UNIÃO) defende que o Poder Executivo municipal precisa tomar providências objetivas para solucionar o problema das enchentes, que afetam Monte Mor há muitos anos. “Nós não podemos ficar [somente] na dependência do Governo do Estado”, relatou o parlamentar, durante pronunciamento na sessão ordinária desta segunda-feira (9)

“O problema é antigo, mas alguma coisa tem que ser feita”, afirmou, ao mencionar que não pretendia “criticar o governo”, mas, sim, defender uma atuação que vá além do desassoreamento de rios. Segundo Bruno, seriam necessárias outras medidas, como projetos de macrodrenagem, instituição de critérios para aprovação de loteamentos e a contratação de especialistas.

O parlamentar lembrou que, há cerca de dez meses, o Executivo se comprometeu a realizar ações, após uma reunião com moradores de bairros afetados, da qual participou. Na oportunidade, o prefeito “não nos atendeu”, disse Bruno, citando que, mesmo assim, foi firmado o compromisso com secretários, Defesa Civil e Jurídico. “Até agora não foi feito nada, absolutamente nada”, disse.

Na sessão, Bruno disse que visitou o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), assim como procurou modelos de soluções implantadas por outros municípios que sofrem com o problema. “Dá para fazer projetos a curto, médio e longo prazo”, disse, citando Itatiba, onde, para se liberar loteamentos, é necessário haver contrapartida com projeto de combate às enchentes.

“Hoje, loteamentos se instalam na nossa cidade [...] sem contrapartida nenhuma, sem infraestrutura nenhuma, e, no final, a população acaba pagando a conta”, lamentou o parlamentar, em seu discurso no Plenário. Em aparte ao pronunciamento, a vereadora Wal da Farmácia (UNIÃO) disse que um plano de macrodrenagem será lançado pelo município, na próxima semana. 

Foto Lado a Lado