Wal da Farmácia pede informações sobre despesas com adiantamento e com viagens

WallDaFarmaciaDiscurso 28.08.2023 MG 8556 Copy“Essa vereadora está fiscalizando essa Casa Legislativa”, disse Wal da FarmáciaEm Memorando à Presidência da Câmara, a vereadora Wal da Farmácia (UNIÃO) pede informações detalhadas sobre os gastos de vereadores e servidores, durante o 1º semestre. Em discurso na sessão ordinária desta segunda-feira (28), a parlamentar comentou o assunto.

No pronunciamento, Wal destacou que o memorando pede o detalhamento “dos valores requisitados a título de adiantamento”, ou seja, “todos os gastos que todos os vereadores e assessores [tiveram]”. É cobrada, ainda, a justificativa dos gastos e as prestações de contas.

A parlamentar também ressalta a importância de obter notas fiscais e cupons fiscais referentes a pedágios, hospedagem, transporte, alimentação e “quaisquer gastos pagos com valores disponibilizados” pela Câmara, assim como o checklist de uso dos veículos oficiais.

“Sabemos que, no passado, tivemos problemas. Então, essa vereadora está fiscalizando essa Casa Legislativa”, disse Wal, no discurso. Ela ainda mencionou o excesso de viagens feitas por alguns parlamentares, e disse que o Poder Legislativo deveria “gastar menos”.

Minutos antes do discurso de Wal, o presidente da Câmara, vereador Altran (MDB), afirmou que as contas do Legislativo estão disponíveis a “todos que queiram consultar”. “Não tem nada a esconder”, declarou, citando que a Casa de Leis “tem transparência total”.

Na sessão plenária, a vereadora também disse que ocorrem práticas de violência política de gênero na Câmara. E disse sofrer ameaças de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito e de cassação do mandato, pelo fato de ter protocolado o Memorando, cobrando informações.