Aos vereadores, Etec apresenta projetos sobre cultura indígena e inclusão de PCDs

Geral Etec 17.08.2023Os estudantes da Etec, com o professor Geovane Silva e servidores da Câmara: escola veio à sede do Poder Legislativo apresentar projetos científicos que foram desenvolvidosEstudantes da Etec (Escola Técnica Estadual) de Monte Mor estiveram no Plenário da Câmara na última quinta-feira (17), para apresentar dois projetos científicos desenvolvidos pela instituição de ensino na cidade. As iniciativas, relacionadas à cultura dos povos originários e à inclusão de Pessoas Com Deficiência (PCDs), são orientadas pelo professor Roney Staianov Caum. 

Acompanhados do coordenador de Curso da Etec, Geovane Gomes da Silva, os estudantes Carlos Eduardo Aparecido Domingues Vieira, Maria Clara Santana Prado e Naielly França Lopes foram recebidos pelos vereadores Altran (MDB), presidente da Câmara, Professor Fio (PTB) e Vitor Gabriel (PSDB). Também estiveram presentes assessores parlamentares e o coordenador da Escola do Legislativo (Elemmor), Marcos Roberto de Oliveira. 

O Projeto Tupâ atende à Lei Federal 11645/2008, que tornou obrigatória a temática da “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” no currículo escolar. Em parceria com o Museu Municipal Elisabeth Aytai, os estudantes da Etec levam um pouco da cultura indígena para as escolas do Ensino Fundamental, a partir de práticas pedagógicas, apresentações e dinâmicas relacionadas aos povos originários e à história do município.

Já o Projeto Suporte de Compras Adaptado e Funcional para Cadeirantes (conhecido como “Suporte CADCA”) tem o objetivo de melhorar a experiência de pessoas com deficiência físico-motora nos supermercados, garantindo mais acessibilidade e visando um ambiente mais inclusivo. Na prática, foi desenvolvido pela escola um suporte para cestas de compras, que é acoplado às cadeiras de rodas.

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