Auxílio nutricional tem novas regras: reajustes serão concedidos por decreto da prefeitura

P.L.77 26.06.2023O Projeto de Lei 77, da prefeitura, foi aprovado por unanimidade pelo Plenário da Câmara. Dentre as mudanças, está previsto que os reajustes no valor do auxílio nutricional serão realizados por decreto da prefeitura, e não por lei municipal, como constava no texto originalO Plenário aprovou o Projeto de Lei (PL) 77/2023, que promove três mudanças na Lei Municipal 3024/2022, que estabelece a concessão de auxílio nutricional para os inativos e pensionistas vinculados ao Ipremor (Instituto de Previdência Municipal) que recebem até R$ 3 mil mensais.

Conforme a nova regra, o valor passará a ser rateado na hipótese de haver mais de um beneficiário pensionista de um mesmo servidor público aposentado, desde que a soma desses proventos não seja maior do que o teto estabelecido na lei. Antes, essa condicionante não estava prevista.

Além disso, o servidor público já aposentado ou que vier a se aposentar “por doença grave, contagiosa ou incurável” receberá o auxílio nutricional, “independentemente da faixa de provento que se enquadrar”. O texto anterior mencionava apenas o “servidor que se aposentar”.

A votação foi realizada na sessão ordinária desta segunda-feira (26) e foi viabilizada a partir de Requerimento de Urgência Especial de autoria de vereadores. O Projeto de Lei, relatado na Câmara pela vereadora Wal da Farmácia (UNIÃO), foi aprovado por unanimidade.

Outra mudança estabelece que, a partir de agora, reajustes no valor do auxílio nutricional serão realizados por decreto da prefeitura, e não por lei municipal, como constava no texto original. Com isso, a concessão dos aumentos nesses valores não será submetida à apreciação da Câmara.

ProfessorFio 26.06.2023Professor Fio, autor da Emenda que foi rejeitadaProfessor Fio (PTB) é autor da Emenda Modificativa 8/2023, propondo correção nessa regra, retomando a previsão de lei para os reajustes, que deveriam ser anuais. A propositura, entretanto, foi rejeitada com sete votos contrários e seis favoráveis, após longos debates e discussões

Em resumo, os vereadores frisaram o apoio à causa dos servidores públicos aposentados e pensionistas, que tiveram suspenso o pagamento do vale-alimentação, por decisão judicial. A norma vigente, concedendo auxílio nutricional à categoria foi aprovada em dezembro de 2022.

Wal leu seu relatório, favorável à tramitação do novo PL, contemplando as mudanças, e reclamou da demora da Presidência em colocá-lo em votação. Altran (MTB), presidente da Casa, afirmou que após receber o Projeto na Câmara, na sexta-feira (16), esclareceu dúvidas com o sindicato.

Fio, autor da Emenda rejeitada, explicou que a previsão de lei para a concessão do reajuste daria, à Câmara, a possibilidade de intervir e reivindicar percentuais de reajustes favoráveis à categoria. Já os vereadores favoráveis à nova regra explicaram que a medida garantiria celeridade no processo.

IMPACTO

AdelicioParanhos 26.06.2023Adelício Paranhos, do Sindicato dos ServidoresNo impacto-financeiro da medida, a prefeitura afirma que o “objeto” visa “conceder aumento mensal no montante de R$ 39.600,00 no auxílio nutricional”. O texto, entretanto, não menciona o valor do aumento que será aplicado a cada benefício, que é de R$ 700,00 mensais, atualmente.

Dentre as mudanças contempladas no PL, consta a regra de que esse reajuste será por decreto, e “sempre que for constatada defasagem”. Representantes do Sindicato dos Servidores Públicos (Sindsmor) também estiveram presentes, acompanhando a votação no Plenário da Câmara.