Junho Vermelho: Projeto aprovado incentiva a doação de sangue em Monte Mor

CamillaHellen PL62 12.06.2023“O Junho Vermelho tem por objetivo incentivar as pessoas a doarem sangue como um hábito, uma constante”, afirma Camilla Hellen, na Justificativa do Projeto de Lei aprovadoFoi aprovado pela Câmara, por unanimidade, o Projeto de Lei (PL) 62/2023, que institui no município o Junho Vermelho - mês dedicado às ações de conscientização sobre a importância da doação de sangue. A propositura é de autoria da vereadora Camilla Hellen (Republicanos), e foi votada durante a sessão ordinária desta segunda-feira (12). O texto segue para sanção do prefeito.

Em comentário, antes da votação, a autora destacou a importância de incentivar a doação de sangue. Camilla lembrou que uma bolsa pode “salvar até quatro vidas”, e que o Projeto pretende incentivar debates, discussões e políticas públicas sobre o tema - principalmente considerando-se que, entre junho e julho, reduz, “drasticamente”, o número de pessoas que doam sangue.

A vereadora ainda lembrou que o Lions Club promove ações anualmente, em Monte Mor (neste ano, a coleta de sangue deve ocorrer no dia 8 de julho, em local a ser definido). “O Junho Vermelho tem por objetivo incentivar as pessoas a doarem sangue como um hábito, uma constante”, afirma, no PL, que cita ações de conscientização sobre o assunto, a serem realizadas.

“Durante todo o mês de junho os prédios públicos, pontos históricos e monumentos da cidade poderão ser iluminados com a cor vermelha, [além de serem realizadas] campanhas de conscientização, palestras e divulgações”, diz a parlamentar, no PL, que destaca que “o número de doadores de sangue está abaixo do esperado no Brasil” e aquém do padrão internacional.

Conforme o texto, que cita dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), “a média mundial de doadores de sangue está entre 3% e 5% em relação à população de todo o País”. A média brasileira é de 1,9%, nos últimos cinco anos; destes, 40% o fizeram pelo menos duas vezes ao ano”, completa. Durante a sessão, outros vereadores comentaram o assunto (assista no YouTube).