Em Moção de Pesar, vereadores lamentam a morte de jovem vítima de feminicídio

Photo Collage Maker 2023 06 06 12 52 55As vereadoras Andrea Garcia, Camilla Hellen, Milziane Menezes e Wal da Farmácia são autoras da Moção de Pesar pelo caso de feminicídio registrado na cidade, em abril deste anoA morte da jovem Stefani Cardoso dos Santos, vítima de feminicídio em Monte Mor, em abril deste ano, é lamentada pela Câmara, a partir da Moção de Pesar 11/2023. A propositura, de autoria das vereadoras Andrea Garcia (PTB), Camilla Hellen (Republicanos), Milziane Menezes (PSDB) e Wal da Farmácia (UNIÃO), foi aprovada por unanimidade, durante a sessão ordinária desta segunda-feira (5). Emocionados, os pais estiveram presentes no Plenário.

Natural de Campinas, Stefani tinha 20 anos, e foi vítima do crime praticado “contra a mulher por razões da condição de sexo feminino”, conforme definição incluída em 2015, no Código Penal Brasileiro, para o feminicídio. O assassinato ocorreu no bairro São Clemente, quando ela retornava do trabalho. “Sua ausência deixa desolados seus familiares, amigos e conhecidos, nos deixando como exemplo seu modelo de vida de uma jovem guerreira e trabalhadora”, dizem as autoras.

Ainda segundo o trecho da Moção de Pesar, a jovem - que trabalhou nos Correios e, posteriormente, numa loja de shopping, em Campinas - voltou a morar com os pais, no São Clemente, após “não se sentir bem em seu relacionamento”. Conforme informações da imprensa, o ex-namorado dela, acusado do crime, chegou a fugir para Campo Grande (MT), mas foi preso. Stefani deixou, além dos pais e amigos, uma filha de apenas quatro anos, diz a Moção.

DISCURSOS

As autoras fizeram comentários, durante a sessão plenária da Câmara. Wal leu a íntegra do documento, citou o “ato de covardia”, e lamentou o ocorrido, em tom de revolta. “A gente não podia se calar, como mulher”, completou Camilla, defendendo a luta para sensibilizar os jovens de que “não se bate em mulher”. Milziane também repudiou o crime. “O homem não é proprietário da mulher, a mulher é livre”, afirmou. Andrea comentou o “episódio brutal” e citou Projeto de sua autoria que prevê ações educativas, contra o feminicídio. Outros parlamentares também abordaram o assunto, externando sentimentos à família e criticando o machismo persistente na sociedade.

IMAGENS