Plenário rejeita pedido de informações sobre ponte entre Progresso e Capuavinha

Requerimento19 10 04 2023Relação nominal dos votos: Requerimento foi rejeitadoO Requerimento 19/2023 foi rejeitado por oito votos contrários, cinco favoráveis e uma abstenção, na sessão ordinária desta segunda-feira (10). A propositura é de autoria do vereador Beto Carvalho (UNIÃO), e visava pedir informações à prefeitura “sobre a construção da ponte de interligação entre os bairros [Jardim] Progresso e [Jardim] Capuavinha”. 

Na sessão, Beto disse que se debruça sobre o assunto há dois anos (ele obteve verbas para realização da benfeitoria). O parlamentar ainda destacou que o objetivo seria conseguir respostas da prefeitura e, inclusive, saber se falta mais verba para construção, ou se há outro motivo para a demora na realização da obra. Ele destacou que a cidade tem cerca de R$ 1 milhão, e poderia construir, pelo menos, uma passarela metálica, evitando risco de acidentes. 

O Requerimento rejeitado pela Câmara questionava: se existe projeto para a construção da ponte; o valor das emendas já recebidas pelo município, para a obra; a previsão de início; e “qual medida paliativa realizada” pela prefeitura, em relação à temática. 

DEBATES

BetoCarvalho 10 04 2023Beto Carvalho defendeu importância do RequerimentoO assunto dividiu opiniões, na sessão plenária, e diversos vereadores comentaram o assunto. Paranhos (MDB) defendeu a medida, como importante, e lembrou que o prefeito chegou a gravar vídeo anunciando a obra. Professor Fio (PTB) disse que a demora do município na aplicação de recursos destinados a partir de emendas dificulta a mediação de vereadores com os deputados. Para ele, é urgente a substituição das pontes de madeira da cidade. 

Vitor Gabriel (PSDB) parabenizou Beto pelo Requerimento e por lutar pela benfeitoria. Felipe Ferreira (Solidariedade) agradeceu aos vereadores que se empenham pelo Progresso e Capuavinha e destacou a “necessidade extrema” da obra. “Votar não ou votar sim não quer dizer que você aprova ou não a fazer a ponte”, explicou. Líder do governo, Andrea Garcia (PTB) disse que a ponte está em processo de licitação. Ela ainda destacou que sempre vota contrário a Requerimentos, o que não significa que seja contrária à população.

O vereador Bruno Leite (UNIÃO) agradeceu ao Beto e disse que tal pedido de verba foi feito também pelo seu gabinete, ao deputado estadual Rogério Nogueira (PSDB). Lembrou, ainda, que o prefeito havia afirmado, inicialmente, que a verba recebida era pouca, o que culminou com a destinação de mais verbas para a benfeitoria. Altran (MDB), presidente da Câmara, lembrou que o Requerimento visava cobrar informações da prefeitura, “nada a mais que isso”, e pediu que os pares votassem de maneira consciente e do jeito que desejassem. 

Foto Lado a Lado