Câmara cobra informações da prefeitura sobre execução das Emendas Impositivas

Paranhos 20.03.2023 Requerimento15 02O vereador Paranhos, durante a sessão A partir do Requerimento 15/2023, a Câmara pede informações à prefeitura “sobre [o] andamento e [a] execução das Emendas Impositivas”. A propositura foi aprovada com seis votos favoráveis, quatro contrários e duas abstenções, durante a sessão ordinária desta segunda-feira (20). O pedido de informações é de iniciativa do vereador Paranhos (MDB).

O documento menciona que no “final de 2023” se encerra o prazo para “conclusão do término e entrega das obras” das emendas impositivas. Os vereadores questionam se já foram realizadas as licitações das empresas prestadoras de serviço e, em caso positivo, quais foram as empresas vencedoras. Perguntam, ainda, “qual o cronograma de início e fim das obras”.

Implementada pela primeira vez neste ano, as Emendas Impositivas consistem num dispositivo que permite, aos vereadores, direcionar parcela dos recursos do Orçamento para políticas públicas específicas. Da receita estimada em R$ 370,6 milhões, em 2023, os parlamentares direcionaram cerca de R$ 3,47 milhões do Orçamento, para aquisições, obras, serviços e ações de melhorias a serem implementadas pela prefeitura.

Conforme previsto na Lei Orgânica Municipal, a prefeitura tem até 15 dias para responder aos pedidos de informação dos vereadores. O prazo é prorrogável pelo mesmo período, desde que com apresentação de justificativa expressa.