Em 2023, programa Parlamento Jovem terá a participação de cinco escolas estaduais

Elemmor 14.03.2023 01Reunião, no Plenário da CâmaraAs escolas estaduais Professor Antônio Sproesser, Cônego Cyriaco Scaranello Pires, Dr. Elias Massud, Governador Mário Covas e Professora Joana de Aguirre Marins Peixoto aderiram ao Parlamento Jovem 2023. A informação é da Escola do Legislativo de Monte Mor (Elemmor), que participou de reunião com representantes de quatro dessas cinco unidades de ensino, na terça-feira (14). Foram definidos os detalhes da organização da segunda fase do programa.

A primeira fase do Parlamento Jovem se resumiu no contato com as escolas públicas e particulares de Ensino Médio, por e-mail, sobre a adesão da respectiva unidade de ensino ao programa. Na sequência, foram feitos contatos por telefone e visitas às escolas interessadas. “Depois da adesão das escolas, através do e-mail da Escola do Legislativo, foi realizada a reunião para definir detalhes da segunda fase”, explica Márcio Ramos, diretor da Elemmor.

A segunda fase contempla o início das atividades, nas escolas, com palestras sobre o Poder Legislativo e o Parlamento Jovem, e o início da inscrição dos estudantes interessados em participar do Programa. Conforme definição das unidades de ensino, as palestras ocorrem no dia 23, às 9h, na escola Cônego; no dia 28, às 19h, na Mário Covas; e no dia 29, às 8h, na Joana de Aguirre. As escolas Elias Massud e Antônio Sprosser ainda definirão as datas.

CRONOGRAMA

De acordo com a Elemmor, essa segunda fase do programa se encerra no dia 11 de abril, quando será realizada a eleição dos alunos para o Parlamento Jovem (cada escola vai eleger seis estudantes, sendo três titulares e três suplentes). A campanha dos candidatos ao cargo de jovem vereador, em suas respectivas escolas, ocorre entre os dias 31 de março e 10 de abril. Já a terceira fase do Programa, na Câmara, ocorre entre os dias 14 de abril e 30 de junho.

Desenvolvido pela Escola do Legislativo, o Parlamento Jovem foi criado pela Resolução 3/2019. Na terceira fase, desenvolvida na Câmara após a eleição, os vereadores jovens realizam sessões, participam de cursos de formação, uma vez por semana, e aprendem a elaborar proposituras. As edições anteriores, em 2021 e em 2022, foram realizadas com a participação dos estudantes da Etec (Escola Técnica Estadual) de Monte Mor.

Participaram da reunião da última terça-feira, para definição dos detalhes da edição de 2023: Hilton Deives Valeriano, da escola Elias Massud; Ademilson Cruz (o vereador Professor Fio - PBT), da escola Cônego Cyriaco; Andreia Aparecida Pereira da Silva, da escola Governador Mário Covas; e Joel Aparecido Paviotti Jr., da escola Joana de Aguirre. Da Elemmor, estiveram presentes Márcio Ramos (diretor) e Marcos Roberto de Oliveira (secretário).

(Redação: Assessoria de Imprensa da Câmara, com informações da Escola do Legislativo; Fotos: Escola do Legislativo)