Em Moção ao governador, vereadores pedem casas populares para famílias atingidas por enchentes

BrunoLeite 12.02.2023 Moção1 01Bruno Leite, autor da Moção de ApeloNa Moção 1/2023, de Apelo ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), os vereadores reivindicam “que o Estado priorize o município de Monte Mor na construção de casas populares para famílias que sofrem com enchentes”. A propositura, do vereador Bruno Leite (UNIÃO), foi aprovada por unanimidade na sessão ordinária de segunda-feira (13).

No documento, o autor destaca que as enchentes, intensificadas nos períodos chuvosos, entre novembro e fevereiro, causam “enormes prejuízos em termos econômicos, como perdas de veículos, móveis e eletrodomésticos”. E que, apenas em dezembro de 2022, “estima-se que mais de 60 famílias ficaram desalojadas por contas das enchentes em Monte Mor”.

“Pensando em amenizar o sofrimento dessas famílias que anualmente lidam com esses prejuízos, peço que o sr. Governador olhe para nosso município no sentido de construir casas populares com maior brevidade possível para as famílias que sofrem com enchentes”, afirma Bruno, no texto, que também será enviado ao secretário de Habitação, Marcelo Cardinale.

REUNIÃO

Em discurso, Bruno citou a reunião que teve com o Estado, acompanhado de outros parlamentares, abordando o assunto. “Membros da CDHU [Companhia BrunoLeite 12.02.2023 Moção1 03Bruno: Estado se sensibilizou com a cidadede Desenvolvimento Habitacional e Urbano] e da secretaria [estadual] de Habitação nos demonstraram que o governador se sensibilizou com a cidade de Monte Mor, e isso já é um grande passo”, disse.

Ele ainda disse que está confiante, e espera que o projeto “saia do papel”, viabilizando moradias populares. Ele destacou que, conforme o Estado, é necessário que o município apresente área, na cidade, para análise da viabilidade de construção das moradias. A avaliação da área levaria de seis a oito meses e a conclusão total do projeto, 30 meses.

“Desde 2010 Executivo não tem nenhuma apresentação, pelo Poder Executivo, sobre áreas no município para vir casas populares”, criticou o parlamentar. “Muitas das vezes, segundo responsável pela CDHU, sobra recurso na pasta, para ser aplicado, mas os municípios não apresentam área adequada para que sejam implantadas as casas populares”, relatou.

DEBATES

Outros vereadores comentaram (assista no YouTube). “Está tudo preparado para receber a demanda de Monte Mor, é só o prefeito estar indo lá”, afirmou Paranhos (MDB). Professor Fio (PTB), que também participou da reunião com o Estado, disse que é necessário que o município apresente duas indicações de terrenos, para que o governo analise a viabilidade.

BrunoLeite 12.02.2023 Moção1 02Plenário da Câmara: vereadores comentaramCamilla Hellen (Republicanos) disse que o prefeito conversou com o secretário estadual de Relações Institucionais, Gilberto Kassab, cobrando ações e planos emergenciais, verbas, e “a questão das casas populares”. Líder do governo, Andrea Garcia (PTB) disse que existem demandas já apresentadas pelo prefeito ao Estado, e que serão novamente cobradas.

Vitor Gabriel (PSDB) afirmou que a Moção poderia ser destinada também ao governo municipal, visando “um pouco mais de sensibilidade” para o assunto. Professor Adriel (PT) mencionou que a Moção de Apelo reafirma a luta em prol dos atingidos pelas enchentes. “Não podemos deixar que esses eventos passem e que nada seja feito”, destacou.

Beto Carvalho (UNIÃO) defendeu fiscalização para verificar os beneficiários das casas populares, evitando fraudes. Para Altran (MDB), presidente da Câmara, existem “grandes chances de as casas virem para Monte Mor”, o que requer empenho do Executivo. Alexandre Pinheiro (PTB) afirmou que a Moção é importante para que o Estado priorize o município.