Enchentes: PL de Professor Adriel prevê plano de contingência visando “resposta imediata”

ProfessorAdriel 06 02 2023“Na hora do desespero, na hora que a enchente acontece, a população precisa de uma resposta rápida”, afirma Professor Adriel, autor do ProjetoO vereador Professor Adriel (PT) é autor do Projeto de Lei (PL) 11/2023, que estabelece que o município deverá criar um plano “de informações e contingências sobre as chuvas”. O objetivo é garantir uma “resposta imediata” à população atingida por enchentes e alagamentos, além de viabilizar a organização das ações e uma “unicidade das informações”.

Na sessão ordinária desta segunda-feira (6), data em que a propositura foi lida no expediente, o parlamentar comentou a importância da medida. Segundo ele, “na hora do desespero, na hora que a enchente acontece, a população precisa de uma resposta rápida”. O PL, em tramitação na Câmara desde 3 de fevereiro, ainda depende da aprovação pelo Plenário.

No discurso, Adriel explicou que o plano de contingência deverá prever a divulgação de informações sobre chuvas intensas, em linguagem acessível, além de ações de  “prevenção, de preparação e de resposta imediata aos resgates”, para que “toda a população tenha clareza sobre quais serão os passos dados e a quem recorrer em uma situação como essa”.

“Nós precisamos saber muito bem quais são as medidas emergenciais, as medidas contingenciais, para ofertar um auxílio imediato à população”, afirmou, destacando que o plano deverá contemplar o cronograma de limpeza das galerias e canais e o cadastramento de entidades filantrópicas. Citou, ainda, a necessidade de desassoreamento do Rio Capivari.