Andrea destaca diálogo com a prefeitura em prol das professoras de desenvolvimento infantil

AndreaGarcia 07.11.2022 02Na sessão plenária da Câmara, Andrea Garcia elogiou a gestão do prefeito Edivaldo Brischi: “zeloso com o dinheiro público”A vereadora Andrea Garcia (PTB) afirma que, desde 2021, vinha conversando com a prefeitura, visando garantir a equiparação salarial dos Professores de Desenvolvimento Infantil (PDI) a dos Professores de Educação Básica I (PEB I). Na sessão ordinária da segunda-feira (7), a parlamentar citou conversas com o jurídico do Poder Executivo e com o secretariado. E parabenizou o prefeito Edivaldo Brichi (PTB), pelo apoio ao funcionalismo.

Conforme anunciado pela prefeitura, nesta quinta-feira (10), foram feitas discussões com os interessados, a respeito do “projeto de lei que será enviado à Câmara Municipal para aprovação”. “O projeto concede readequação da carga horária e salarial aos professores de Desenvolvimento Infantil (PDI)”, afirma o Poder Executivo, em notícia institucional. Além do diálogo, Andrea encaminhou a Indicação 414/2022, pleiteando a equiparação salarial.

No discurso, a vereadora também destacou o aumento de quase 100% concedido às auxiliares de enfermagem; a valorização das cuidadoras de creche, que tiveram a carga horária de trabalho reduzida, conforme Projeto da prefeitura, aprovado; e a futura valorização das PDIs, com a reforma administrativa. Segundo ela, Brischi é “zeloso com o dinheiro público, paga contas e dá aumento em um ano, e vai dar reajuste, 13º, vale [alimentação] adiantado, tudo”.

ORÇAMENTO

Na sessão plenária, Andrea ainda criticou a redução, de 20% para 10%, do limite para abertura de créditos adicionais suplementares, por decreto, pela prefeitura, conforme alterações na Lei Orçamentária deste ano, aprovadas pela Câmara. Ela disse que o município possui recursos, mas não tem “dotação” orçamentária. “Por que criticar tanto [a prefeitura]?”, questionou, ressaltando que quem executa projetos é o prefeito, e a função e obrigação dos vereadores é “ver se está dentro da constitucionalidade, da lei, e aprovar o que é bom para o povo”. “Isso é o nosso dever de vereador aqui dentro”, completou a parlamentar, no Plenário.