“O servidor é tudo numa máquina pública”, diz Paranhos, citando união das categorias

Paranhos 19.09.2022Paranhos destaca que o funcionalismo tem o respeito da Câmara - o que se comprova pela aprovação, em urgência especial, de Projetos relacionados à categoriaO vereador Paranhos (MDB) considera que a luta dos profissionais e atuação do sindicato dos servidores (Sindsmor) e dos parlamentares têm viabilizado melhorias para o funcionalismo público. Em pronunciamento na sessão ordinária da última segunda-feira (19), o parlamentar comentou o reajuste de 100% do piso dos auxiliares de enfermagem, aprovado na data. Citou, ainda, o Projeto de Lei que trata da redução da carga horária de trabalho do cargo dos cuidadores de crianças, de autoria do Poder Executivo, em tramitação na Câmara. 

“A união das duas categorias aqui presentes [...] talvez tenha sensibilizado o prefeito”, disse Paranhos, no discurso, citando, nominalmente, a presença de servidores, no Plenário, além da presidente do Sindsmor, Márcia Muniz, e do diretor do sindicato, Adelício Paranhos. “É um momento ímpar nessa Casa”, completou o parlamentar, lembrando que, no ano passado, os funcionários públicos chegaram a ser chamados de “vagabundos” pela atual administração do município - fato que, inclusive, foi rebatido por ele no primeiro discurso desta legislatura

O vereador ainda destacou que o funcionalismo merece e tem o respeito da Câmara - o que se comprova pela aprovação, em regime de urgência especial, de Projetos relacionados à categoria. “O servidor é tudo numa máquina pública”, frisou. Ele ainda ressaltou que pretende lutar pela concessão, no próximo ano, de aumento salarial para os servidores, tendo em vista que, nesse ano, ocorreu apenas a reposição inflacionária, de 14%. Pediu, ainda, que seja garantido reajuste para os técnicos de enfermagem e enfermeiros do município.

“LEI EDNA”

Na sessão, Paranhos ainda sugeriu, ao Poder Executivo, que a lei que trata da redução da carga horária das cuidadoras leve o nome de Edna Maria de Sena Rocha, servidora já falecida. “Eu recebi vários relatos de cuidadoras de que essa cuidadora deu origem, talvez, à luta de vocês. E que merecia que essa Lei que vai reduzir a carga horária [...] carregasse o nome dela”, afirmou. Atualmente, o Projeto - que dependerá da apreciação do Plenário - foi encaminhado à Procuradoria da Câmara, para emissão de parecer jurídico. 

Foto Lado a Lado