Câmara pede informações à prefeitura sobre Frente de Trabalho, incluindo critérios de seleção

BrunoLeite 19.09.2022O vereador Bruno Leite, autor do Requerimento, na sessão plenária da Câmara: “só vejo o pessoal da Frente de Trabalho nas ruas, trabalhando. E o salário deles é pequenininho”O Requerimento 36/2022 pede informações ao Poder Executivo sobre o Programa Frente de Trabalho, composto por profissionais que prestam serviços ao município, incluindo limpeza de vias públicas. De autoria do vereador Bruno Leite (UNIÃO), a propositura foi aprovada pelo Plenário durante a sessão ordinária da última segunda-feira (19), com 12 votos a favor e duas abstenções.

O documento questiona quantos beneficiários compõem o programa e solicita a relação dos seus nomes. Pergunta, ainda, quais os critérios utilizados na seleção dos beneficiários e “o custo mensal da prefeitura, para pagamento”. Conforme a Lei Orgânica Municipal, o Executivo precisa responder dentro de 15 dias, prorrogáveis pelo mesmo período, desde que com justificativa expressa.

Em discurso, Bruno explicou que a medida visa garantir uma comparação do custo da Frente de Trabalho com o custo de empresa terceirizada denominada Arcon, contratada pela prefeitura. “Eu só vejo o pessoal da Frente de Trabalho nas ruas, trabalhando. E o salário deles é pequenininho, e o trabalho é muito, fazem um trabalho maravilhoso [...] Então, é preciso comparar isso”, afirmou.

FISCALIZAÇÃO

Geral 19.09.2022 04Vista do Plenário da Câmara, na sessão ordináriaO parlamentar ainda destacou que considera que o contrato da empresa terceirizada tenha um custo bem maior aos cofres públicos. “E eu nunca vi ninguém dessa empresa trabalhando [nas ruas]”, relatou. Para ele, é preciso “comparar e entender” o assunto, e o Requerimento vai garantir, especialmente, a fiscalização, transparência e lisura nesse processo. “Eu preciso ver primeiro qual será a resposta dos responsáveis, para depois a gente poder se pronunciar”, afirmou.

Em comentários, Paranhos, Camilla Hellen e Wal da Farmácia também destacaram a importância do pedido de informações. Wal, inclusive, lembrou que existem Requerimentos do seu gabinete, sobre a empresa Arcon, não respondidos pela prefeitura. Ela ainda recomendou a investigação do fato pela Comissão Especial de Inquérito. Presidente da Câmara, Alexandre Pinheiro (PTB) defendeu a valorização da Frente de Trabalho. A íntegra dos discursos consta neste link.