“Vamos exigir projetos, para que a gente possa fiscalizar”, diz Nelson Almeida, sobre PL 77

NelsonAlmeida 11.07.2022 Discurso“Vamos exigir projetos para que a gente possa fiscalizar o dinheiro público”, salientou Nelson Almeida, na sessão plenária da CâmaraO vereador Nelson Almeida (Solidariedade) afirmou nesta segunda-feira (11), na sessão ordinária da Câmara, que a audiência pública que debateu o Projeto de Lei (PL) 77/2022 foi “muito importante” para que a população pudesse “ouvir os dois lados” sobre o assunto. A propositura, de autoria do Poder Executivo, trata do pedido de autorização para que a prefeitura obtenha empréstimo de até R$ 50 milhões junto ao Banco do Brasil.

Segundo o parlamentar, existe um “lado” que pede a aprovação, simplesmente, e o outro que condiciona a liberação da contratação do empréstimo à existência de projetos. “Eu faço parte desse grupo dos que querem projeto. E eu estou lá para aprovar, com certeza. Mas não venha com somente [pedido de] autorização para o financiamento, o empréstimo. Queremos, aí, que tenha clareza, transparência, para que a gente possa fiscalizar”, afirmou, no pronunciamento.

Nelson criticou o argumento de que parlamentares deveriam aprovar o Projeto de Lei, “para depois fiscalizar” o assunto. Ele lembrou, inclusive, que alguns vereadores têm votado contra os Requerimentos que visam fiscalizar a prefeitura. “Eu não gosto de mentiras, gente. Vamos ser sinceros. Vamos abraçar todos a mesma causa, e vamos exigir projetos para que a gente possa fiscalizar o dinheiro público”, salientou o vereador, na sessão plenária da Câmara.

Na audiência, organizada pela Comissão de Finanças e Orçamento (CFO), o PL dividiu opiniões, tendo em vista que alguns vereadores questionaram a ausência de detalhes, como a garantia de que a verba seria utilizada na pavimentação asfáltica de bairros. O secretário de Obras, Alexandre Campos, afirmou que o projeto executivo do asfaltamento está pronto desde o ano passado, e que será posteriormente alimentado na plataforma do banco.