Câmara aprova criação do Dia dos Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores

Altran 23.05.2022 PL52“Arma é para cidadão de bem”, disse Altran, na sessão da CâmaraO Projeto de Lei (PL) 52/2022, de autoria do vereador Altran (MDB), foi aprovado por 13 votos favoráveis e uma abstenção, na sessão ordinária desta segunda-feira (23). A propositura reconhece, “no âmbito municipal”, a data de  9 de julho como o Dia dos Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores (CAC’s), . O documento segue agora para sanção do prefeito Edivaldo Brischi (PTB).

“É fato que hoje temos presenciado o aumento nos números de Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores (CAC’s). Principalmente na modalidade denominada ‘tiro esportivo’”, afirma Altran, na Justificativa do PL agora aprovado. “Tem-se que, como modalidade esportiva, há extrema necessidade de se incentivar tal modalidade em nosso município”, completa o parlamentar.

No documento, ele ainda salienta que a criação da data tem o objetivo de “homenagear todos os CAC’s” de Monte Mor, “de modo a incentivar a ampliação da prática do esporte no município”. Na sessão plenária, também foi aprovada, com 13 votos a favor a uma abstenção, a Emenda Modificativa 4/2022, de iniciativa do mesmo autor do PL, que promoveu adequações na redação do texto. 

IMPORTÂNCIA

Em discurso no Plenário, antes da votação, Altran comentou a importância da iniciativa (assista neste link). “Isso não é um incentivo. [...] Não é qualquer pessoa que vai lá e compra uma arma. Isso tem que passar por teste psicológico, [...] por treinamento. Isso é uma batalha. Quando o cara vem conseguir comprar uma arma para proteger a família dele, já está com mais de dois anos que ele tem iniciado [o processo para obter] essa papelada. Então, é árduo, não é qualquer um”, afirmou o vereador, ressaltando que antecedentes criminais, por exemplo, impedem a aquisição. “Então, arma é para cidadão de bem”, completou, pedindo voto dos demais pares. Outros parlamentares também abordaram o assunto (veja no link). 

Foto Lado a Lado