Até outubro, projeto “Estudantes visitam a Câmara” recebe alunos da rede pública, no Poder Legislativo. Veja fotos ao final da página

revista elemmo montagemEstudantes do 9º ano da rede pública de ensino vão seguir conhecendo a sede do Poder Legislativo, até 25 de outubro. É o que prevê o projeto “Estudantes Visitam a Câmara”, da Escola Legislativa (Elemmor), parceria entre a Câmara e a Secretaria Municipal de Educação. 

Segundo a Escola Legislativa, a atividade deve envolver os 609 estudantes do 9º ano da rede pública municipal: 45 da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e 564 alunos do ensino regular. Veja, logo abaixo, a dinâmica da atividade e o calendário completo do projeto.

Conforme a Elemmor, a iniciativa pretende estimular os estudantes a exercerem a cidadania ativa, ao conhecer o funcionamento da Câmara e as funções dos vereadores. Esta reportagem será atualizada, semanalmente, com fotolegendas das visitas (veja ao final da página). 

 

DINÂMICACronograma de visitas atualizado INSTAGRAM

Conforme calendário, os estudantes da rede pública irão visitar a sede do Poder Legislativo, semanalmente. Acompanhados de discentes da sua própria escola e de integrantes da Elemmor, eles vão interagir com a Mesa Diretora, farão um “passeio guiado” pelos setores administrativos, legislativos e pelos gabinetes dos vereadores, e assistirão a uma palestra. Também será feita a exibição de vídeo sobre a atividade legislativa, e os alunos vão poder sanar dúvidas sobre o funcionamento da Câmara, com vereadores presentes e funcionários.

O transporte dos estudantes, de suas respectivas escolas até a Câmara, será por conta da Secretaria de Educação - pasta que, através da coordenação pedagógica e de professores de História, também irá fornecer informações sobre os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, e abordar as importâncias, funcionalidades e composições de cada Poder, em sala de aula, com os alunos. Segundo Márcio Ramos, diretor da Escola Legislativa, a atividade pretende estimular os estudantes a participarem da vida política, dentre outros objetivos.

 

PARCERIA

O termo de parceria que viabilizou o projeto “Estudantes Vistam a Câmara” foi assinado em 19 de abril. A cerimônia, realizada no gabinete da Presidência, contou com a participação do vereador Alexandre Pinheiro (PTB), presidente do Poder Legislativo, e dos servidores efetivos da Casa e membros da Escola Legislativa, Márcio Ramos (diretor), Marcos Roberto de Oliveira (secretário) e Gisele Cristina Pereira (apoio). Representando a Secretaria Municipal de Educação, participaram: a titular da pasta, professora Sandra Regina Cruz Fernandes Bruzon, e a professora Livia Sgarbosa, da Coordenação Pedagógica.

As condições do Termo de Parceria constam do Ato 2/2022, da Mesa Diretora. O documento, disponível na íntegra neste link, enumera as responsabilidades da Câmara (que inclui receber os alunos, registrar as atividades e realizar o “tour” pelas repartições) e da Secretaria de Educação (que contempla o transporte dos estudantes e a indicação de um servidor responsável por acompanhá-los nesta atividade externa). A Escola Legislativa também desenvolveu um material de apoio, contemplando conteúdos históricos sobre a cidade e o Poder Legislativo. O documento será entregue aos estudantes que integram o projeto. 

 

IMAGENS              Acompanhe abaixo os registros fotográficos das visitas realizadas pelos estudantes

26/04: Visita do 9º ano D da Escola Municipal Vista Alegre. Atividade contou com integrantes da Educação, vereadores e servidores da Câmara 

 

03/05: Visita dos estudantes do 9º ano E da Escola Municipal Vista Alegre  

 

10/05: Visita dos estudantes do 9º ano F da Escola Municipal Vista Alegre 

 

17/05: Visita dos estudantes do 9º ano A da Escola Municipal Prof. Fauze Calil Canfur

 

24/05: Visita dos estudantes do 9º ano B da Escola Municipal Prof. Fauze Calil Canfur

 

06/06: Visita dos estudantes do 9º ano EJA da Escola Municipal Coronel Domingos Ferreira

 

14/06: Visita dos estudantes do 9º ano B e 9º ano D da Escola Municipal José Ross Matheus Filho 

 

21/06: Visita dos estudantes do 9º ano C e 9º ano D da Escola Municipal José Ross Matheus Filho 

 

10/08: Visita dos estudantes do 9º ano A da Escola Municipal José Luiz Gomes Carneiro

 

17/08: Visita dos estudantes do 9º ano A da Escola Municipal Leopoldo Paviotti

 

23/08: Visita dos estudantes do 9º ano A da Escola Municipal San Remo

 

13/09: Visita dos estudantes do 9º ano A da Escola Municipal Profa. Terezinha do Menino Jesus Calil 

 

20/09: Visita dos estudantes do 9º ano B da Escola Municipal Profa. Terezinha do Menino Jesus Calil

 

27/09: Visita dos estudantes do 9º ano C da Escola Municipal Profa. Terezinha do Menino Jesus Calil

 

04/10: Visita dos estudantes do 9º ano D da Escola Municipal Profa. Terezinha do Menino Jesus Calil

 

11/10: Visita dos estudantes do 9º ano A da Escola Municipal Vista Alegre

 

18/10: Visita dos estudantes do 9º ano B da Escola Municipal Vista Alegre

 

19/10: Visita dos estudantes do 9º ano do Colégio Objetivo

 

04/11: Visita dos estudantes do 9º ano C da Escola Municipal Vista Alegre

 

08/11: Visita dos estudantes do 9º ano A da Escola Municipal José Ross Matheus Filho

 

21/11: Visita dos estudantes do 9º ano B da Escola Municipal San Remo

 

22/11: Visita dos estudantes do 6º ano do Colégio Büll

 

25/11: Visita dos estudantes do 9º ano C da Escola Municipal San Remo

 

(Notícia atualizada em 18/05/2022, às 15h, para substituição do calendário de visitas, alterado devido a mudanças de algumas datas de visitas, em decorrência das atividades da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas)

Fotos: Escola Legislativa

Foto Lado a Lado