FGTS para atingidos pelas enchentes: Beto Carvalho reclama de falta de clareza nas informações

BetoCarvalho 11.04.2022“Estou falando de um dinheiro que é do próprio munícipe, que está na Caixa, que é o FGTS. Não é ônus nenhum para o erário, para a prefeitura”, disse Beto CarvalhoO vereador Beto Carvalho (DEM) reclama que existem moradores da região central que tiveram residências atingidas pelas enchentes mas, mesmo assim, não foram contemplados nos cadastros para ter acesso ao saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). “Até hoje não chegaram à conclusão de quem deve receber ou não o FGTS”, afirmou o parlamentar, no Plenário da Câmara, na sessão ordinária desta segunda-feira (11).

No discurso, Beto pediu clareza nas informações, tendo em vista que as pessoas interessadas precisam saber com quem obtê-las. Ele salientou que foi a prefeitura que assinou o decreto de calamidade pública do município e, nesse sentido, precisa ter o mapeamento correto de “onde realmente entrou a água”. “Estou falando de um dinheiro que é do próprio munícipe, que está na Caixa, que é o FGTS. Não é ônus nenhum para o erário, para a prefeitura”, disse.

De acordo com a prefeitura, os moradores das áreas afetadas pelas enchentes e declaradas de calamidade, conforme endereços identificados pela Defesa Civil, poderão solicitar os saques até 9 de maio. “Os valores de saque do FGTS serão de até R$ 6.220,00 (seis mil, duzentos e vinte reais), limitado ao saldo disponível na conta vinculada ao FGTS, tudo de forma digital, por meio do aplicativo FGTS”, complementa o Poder Executivo, em notícia divulgada.

ILUMINAÇÃO

Beto também pediu atenção do secretário de Obras, Alexandre Campos, para a falta de iluminação pública em áreas rurais, como na região das Chácaras Campos de Monte Mor. Ele salientou que a região sofre com o problema, que afeta inclusive os estudantes que moram na localidade. O vereador destacou que já existe protocolo na CPFL, com o pedido da melhoria, e solicitou que o secretário intervenha junto à empresa, para solucionar o problema.