Vavá comenta situação do Parque das Orquídeas: “estamos empenhados na legalização”Vavá comenta situação do Parque das Orquídeas: “estamos empenhados na legalização”14/03/2017 – O vereador Vavá (PMDB) está empenhado em conseguir a legalização do bairro Parque das Orquídeas. Em discurso na Câmara, nesta segunda-feira (13), ele disse que esteve em São Paulo, juntamente com o prefeito Thiago Assis (PMDB) e os secretários Wilson Amaral (Planejamento e Obras) e Lúcia Albrecht (Administração, Trânsito e Mobilidade Urbana), para conhecer o programa Cidade Legal, do Governo do Estado. “Não é fácil a legalização, mas estamos empenhados”, ressaltou.

“O Programa Cidade Legal foi criado em agosto de 2007 com o objetivo de implementar, agilizar e desburocratizar as ações e os processos de regularizações fundiárias de núcleos habitacionais”, afirma o portal do Governo do Estado. Segundo Vavá, a prefeitura não tem condições financeiras de arcar com o processo, devido aos altos custos. “Isso [a regularização do bairro] deve demorar um pouco, pois ficaria caro para o município, que no momento não tem condições de fazer [a obra]”, destacou o vereador.

Os moradores reivindicam a regularização fundiária e a consequente instalação de melhorias de infraestrutura, como asfalto, água e luz. “O bairro é ‘clandestino’, não tem documentação”, explicou o vereador. Segundo ele, topografia do Orquídeas (e de outro bairro, também não regularizado) custaria R$2 milhões. “É esse programa que vai legalizar, pois o município não tem condições. Mas o programa está um pouco falido”, disse. “Com o empenho de todos os vereadores, do prefeito, dos secretários, vamos tentar legalizar”, finalizou.