Autora de proposituras sobre o tema, Wal comenta o Dia Internacional da Luta pela Vida das Mulheres

WalDaFarmácia 07.03.2022 DiscursoWal da Farmácia é autora do Projeto instituiu o “Dia Municipal da Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres”A vereadora Wal da Farmácia (PSL) considera que o 8 de março deve ser considerado o “Dia Internacional da Luta pela Vida das Mulheres”. Em discurso no plenário da Câmara, na sessão ordinária da última segunda-feira (7), a parlamentar comentou o assunto. Citou a luta histórica, feminina, pelo empoderamento e inserção na sociedade. E defendeu a igualdade de direitos e o fim da violência doméstica, ao destacar que proposituras de sua autoria também abordaram o assunto.

No pronunciamento, Wal salientou que as mulheres “lutam diariamente pelo seu lugar nesse mundo”. “Lutam contra a violência, lutam por seus filhos, por sua família, lutam por si”, afirmou a vereadora, citando a conquista do voto feminino. “Quantas mulheres já lutaram por nós, para [eu] chegar onde eu estou aqui, nesta cadeira, sendo vereadora, como as minhas colegas aqui. Quantas lutas não foram travadas para que isso acontecesse, para as mulheres terem seu primeiro voto”, exemplificou.

A parlamentar também citou a inserção das mulheres no mercado de trabalho - e destacou a atuação feminina em diversas categorias profissionais, como Engenharia, Medicina e Direito, dentre tantas outras. “Mulher é anjo, é força, é coragem, luta, persistência, amor, determinação. Mulheres são realmente incríveis [...] Já pensou em um jardim sem flores? Então, assim seria o mundo sem nós, mulheres”, afirmou Wal, no Plenário, defendendo a educação. “Não deixem de estudar”, orientou.

PROPOSITURAS

Wal é autora do Projeto de Lei 36/2021, aprovado pelo Plenário, que institui a data de 6 de dezembro como o “Dia Municipal da Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. A propositura foi sancionada e transformou-se na Lei Municipal 2813/2021. Além disso, a vereadora remeteu ao Poder Executivo a Indicação 164/2021, que sugeriu a criação de “uma lei para proibir que pessoas condenadas por violência doméstica possam assumir cargos públicos”, e a Indicação 10/2022, que pede a concessão de auxílio aluguel às mulheres vítimas de violência doméstica.