Beto cita falta de diálogo com secretário e defende CEI para apurar problemas da saúde

BetoCarvalho 08.11.2021 Discurso“Eu quero que ele faça o que ele é pago para fazer aqui em Monte Mor”, disse Beto Carvalho, sobre secretário municipal de SaúdeO vereador Beto Carvalho (DEM) defende a abertura de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar problemas na área da saúde do município, incluindo a falta de remédios. “É dinheiro nosso. Desde janeiro nós estamos aí, jogados. Não tem nem medicamento em posto de saúde, [está] faltando médico e um monte de coisas”, disse o parlamentar, na segunda-feira (8), manifestando “indignação”. Na oportunidade, ele também destacou a falta de diálogo com o secretário da pasta.

No pronunciamento, Beto citou fato ocorrido na última sexta-feira (5), quando ocorreu mais uma tentativa frustrada de conversa com o secretário de Saúde, José Gonçalves de Camargo. “Já fazia mais de 20 dias que eu estava tentando falar com o secretário de Saúde. Na verdade, eu gostaria de saber, só, onde foi gasto um dinheiro lá, para eu conseguir mais R$500 mil com um deputado. Então, a pergunta era essa: o que o senhor precisa, para eu te ajudar? Onde eu posso te ajudar?”, disse.

Numa rede social, o vereador já havia comentado o assunto, e lamentado que o secretário tenha dito que “no momento não atenderia a nenhum vereador”. “Quanto a ele me ignorar, não estou nem aí. Não sou amigo dele, nem quero ser. Não quero tomar café com ele. Eu quero que ele faça o que ele é pago para fazer aqui em Monte Mor”, disse Beto, na sessão ordinária da Câmara. Ele também destacou que conhece a área da saúde, já que trabalhou nela por sete anos.

“Respeita a população, que paga impostos, para o senhor, no final do mês, gastar o dinheiro [do seu salário] na sua cidade, e não na nossa”, disse o parlamentar, em recado direto ao secretário. Na mesma sessão, a Câmara aprovou, por 12 votos favoráveis e dois contrários, um Requerimento que determina a convocação de Camargo para prestar esclarecimentos. O titular da secretaria de Saúde deverá comparecer à próxima sessão ordinária, que será na terça-feira (16) - leia mais nesta notícia

ILUMINAÇÃO

Beto também reivindicou que a prefeitura invista o dinheiro arrecadado com a CIP (Contribuição de Iluminação Pública) em melhorias na cidade. E citou os problemas na pista de caminhada da Ayrton Senna, onde há diversas lâmpadas queimadas. Destacou, ainda, a necessidade de melhorias na iluminação dos bairros Jardim Colorado, São Gabriel e São Domingos, dentre outros.

De acordo com o parlamentar, já foram arrecadados cerca de R$5,9 milhões, pelo município, até o momento, com a taxa. “Estou fiscalizando e vou continuar fiscalizando. Doa a quem doer”, destacou, lembrando que o dinheiro da CIP precisa ser investido em sua totalidade, na área. “Eu sei que a prefeitura gasta R$270 mil por mês de iluminação. Mas arrecada quase R$600 mil”, salientou.

PONTE

O vereador comentou que, em reunião com o secretário de Obras, Alexandre Campos, foi informado de que a prefeitura já possui o projeto executivo para construção da ponte que interliga o Jardim Progresso ao Jardim Capuavinha, e que a licitação deve ser aberta. Beto agradeceu ao secretário, e ao deputado estadual Rogério Nogueira (DEM), que liberou emenda de R$1 milhão para a obra.