Vereadores questionam prefeitura sobre motivo da falta de médicos e destino de emenda de R$200 mil

BetoCarvalho 08.11.2021O vereador Beto Carvalho, autor dos pedidos de informaçãoDe iniciativa do vereador Beto Carvalho (DEM), os Requerimentos 23 e 24/2021 foram aprovados na sessão ordinária da Câmara desta segunda-feira (8), por 12 votos a favor e dois contrários. As proposituras pedem duas informações à Secretaria Municipal de Saúde: o “destino da emenda parlamentar no valor de R$200 mil”, que foi enviada ao município em agosto, a pedido de Beto; e o motivo da falta de médicos na unidade de saúde Antônio José Pontin, no Jardim Alvorada.

Antes da votação, Beto explicou que o primeiro Requerimento visa garantir a transparência do seu trabalho. “Eu fui até o deputado pedir o dinheiro. E o mínimo que eu tenho que fazer é dar uma devolutiva para ele, de como foi usado o dinheiro destinado para a cidade”, relatou o parlamentar, justificando o pedido de informações. “Para eu buscar mais recursos, eu tenho que explicar o que está acontecendo”, disse, sobre a verba de custeio enviada pelo deputado federal Carlos Sampaio (PSDB).

A falta de médicos no posto do Alvorada ocorre desde fevereiro deste ano, explicou o autor, sobre a segunda propositura. Para Beto, o Cismetro (consórcio de saúde integrado pelo município) deveria ser utilizado de “forma responsável”, para repor cargos para os quais não há concurso em aberto, vigente. Segundo ele, o órgão chegou a ser utilizado para “alugar dezenas de carros” e para “fazer até processo seletivo escondido”. “Será que não consegue contratar um médico?”, questionou, em seu discurso.

O Requerimento 24 questiona a prefeitura sobre as previsões para: sanar a falta de médico no posto de saúde do Alvorada, proceder à abertura de concurso público para o cargo e, ainda, sanar o desabastecimento de remédios na unidade de saúde. “Considerando as reclamações de moradores que utilizam essa unidade de saúde, e visita realizada no local, ficou constatado a falta de médico, para atendimento básico [...], e o desabastecimento de medicamentos”, afirma na Justificativa.

DEFICIÊNCIAS

Os constantes relatos recebidos de moradores sobre os problemas na área da saúde pública municipal (incluindo a falta de medicamentos e de médicos, e as deficiências de infraestrutura dos postos) foram abordados por diversos vereadores, em seus comentários na sessão plenária. Bruno Leite (DEM), Paranhos (MDB), Nelson Almeida (Solidariedade), Milziane Menezes (PSDB), Wal da Farmácia (PSL) e Camilla Hellen (Republicanos) debateram o assunto (assista aqui a íntegra).