Vereadores aprovam projeto que prevê o uso de citronela e crotalária no combate à dengueVereadores aprovam projeto que prevê o uso de citronela e crotalária no combate à dengue04/04/2017- A Câmara de Monte Mor aprovou ontem (03/04), por unanimidade, o projeto de lei 45/2017, que prevê o incentivo ao uso das plantas citronela e crotalária juncea como método natural de combate ao mosquito Aedes aegypt, transmissor da dengue. De autoria do vereador Danilo Jacob (PDT), o projeto pretende viabilizar campanhas de divulgação dos benefícios do cultivo e manipulação destas plantas em residências, comércios, indústrias e terrenos baldios.

“A citronela é bastante conhecida pelos seus efeitos repelentes […] Por sua vez, a crotalária atrai as libélulas, que são predadoras naturais do Aedes aegypt, o que pode contribuir para a diminuição da proliferação do mosquito”, afirma o vereador Danilo, na justificativa do projeto. De acordo com o parlamentar, iniciativas semelhantes já foram adotadas em várias cidades brasileiras, como Juiz de Fora (MG), Teresina (PI) e Vitória (ES).

O projeto de lei aprovado prevê que a mobilização da campanha de incentivo ao uso das plantas deverá ficar a cargo da prefeitura, que poderá inclusive fazer a distribuição de mudas de citronela e de sementes da crotalária, paralelamente a outras ações de combate ao mosquito Aedes aegypt. Também está prevista a realização de campanhas educativas nas escolas, o plantio de mudas em praças e locais públicos e a celebração de convênios, para o desenvolvimento da campanha.

Durante a votação, no plenário, os vereadores elogiaram a iniciativa, mencionando a sua importância na eliminação do mosquito, que é também transmissor da febre amarela, zika e chikungunya, além da dengue. O projeto segue para sanção do prefeito Thiago Assis (PMDB).