“Há fortes suspeitas de uso indevido da verba do Covid”, diz Wal da Farmácia, comentando Requerimentos

WalDaFarmácia 13.10.2021 DiscursoSe realmente foi gasto [de maneira] irregular a verba do Covid, essa Câmara tem que tomar providências imediatas”, disse WalA vereadora Wal da Farmácia (PSL) é autora de Requerimentos que pedem informações à prefeitura sobre a utilização de recursos destinados ao enfrentamento da pandemia da Covid-19. Em discurso na sessão ordinária, realizada na quarta-feira (13), a parlamentar comentou a importância do esclarecimento desses fatos, por parte do Poder Executivo. “Fui eleita para fiscalizar. Estou fazendo o meu trabalho, como vereadora. Se realmente foi gasto [de maneira] irregular a verba do Covid, essa Câmara tem que tomar providências imediatas”, disse, ressaltando que “num primeiro momento, há fortes suspeitas de uso indevido da verba do Covid”, pela prefeitura.

Wal citou que foi gasto cerca de R$32,5 mil com “empenho referente à aquisição de câmeras de vigilância, [que teria sido] pago com dinheiro do Covid, da Secretaria de Saúde”. Segundo a vereadora, a justificativa apresentada pela prefeitura, para o gasto, seria “evitar saques, vandalismo e aglomerações”. “Aglomerações foram constatadas em praticamente todas as vacinações que tivemos no nosso município”, disse a vereadora, também citando que o Poder Executivo teria investido cerca de R$16,2 mil, também pagos com o dinheiro da Covid-19, na locação de transporte de vacinas. Os Requerimentos sobre esses dois assuntos constam da pauta da sessão desta segunda-feira (18)

RECURSO

Na sessão plenária, Wal anunciou a liberação de emenda parlamentar de R$150 mil, pelo deputado federal Bozzella (PSL), conhecido como Junior Bozzella. Ela explicou que a verba decorre de pedido do seu gabinete e do vereador João do Bar (PSL). E manifestou expectativa de que o recurso “seja utilizado para beneficiar a população de maneira correta, principalmente na compra de medicamentos, que estão faltando há alguns meses na rede”.

A vereadora também comentou a exoneração do secretário de saúde Silvio Corsini. Agradeceu aos servidores da área da saúde, incluindo os da unidade Genil Lisboa, pelas atividades do Outubro Rosa, e do hospital. “Espero que o próximo [secretário de saúde] venha e valorize essa classe, que está tão desmerecida”, afirmou, lembrando que o novo secretário, José Gonçalves de Camargo, assumirá ao cargo tendo que responder a Requerimentos que visam apurar a atuação do ex-titular da pasta.