Professor Adriel critica contrato da prefeitura que prevê gastos de R$84 mil com assessoria educacional

ProfessorAdriel 27.09.2021 Discurso“Aulas presenciais já voltaram, e não vi nenhum movimento para a licitação de uniformes para os nossos alunos”, criticou Professor AdrielNa sessão desta segunda-feira (27), o vereador Professor Adriel (PT) comentou o contrato firmado entre a prefeitura e uma empresa terceirizada, visando à prestação de serviços de assessoria e consultoria pedagógica. O parlamentar destacou que o investimento previsto, com valor global de R$84.240,00, poderia ser direcionado para a aquisição de uniformes escolares e para a valorização dos profissionais da área - já que, em seu entendimento, o município possui “quadros com grande competência na secretaria de Educação, na rede pública de Educação”, que poderiam ser utilizados para “construir uma grande equipe para prestar essa assessoria e alcançar os objetivos que se espera”.

No pronunciamento no Plenário, Professor Adriel leu a íntegra do extrato do contrato do convite 5/2021, publicado na Imprensa Oficial, que prevê a contratação da empresa Mebelini & Ferreira Ltda. A ementa cita “a prestação de serviços de assessoria, consultoria técnica e pedagógica, com intuito de diagnosticar, planejar, estruturar, direcionar e monitorar os programas e ações da educação, no desenvolvimento da estratégia, na melhoria tática e no alcance aos resultados operacionais, por meio da transferência de conhecimentos e procedimentos específicos consultivos aos gestores do órgão”.

Destacando que defende o “aprimoramento da educação, sem sombra de dúvidas”, o vereador ressaltou, entretanto, que a educação municipal “não é ruim”, e “tem índices muito interessantes e bons resultados, desde o Ideb até outras ações, como concursos de redação da EPTV, onde temos alunos semifinalistas”. Para ele, a verba que será utilizada na contratação da empresa poderia ser utilizada em melhorias na remuneração, na valorização dos profissionais e em uniformes. “As aulas presenciais já voltaram, e não vi nenhum movimento para a licitação de uniformes para os nossos alunos”, criticou.

DEFICIÊNCIAS

No discurso, Professor Adriel também comentou a visita feita à Apae de Capivari na última terça-feira (21), data em que é celebrado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Ele destacou que a entidade atende 43 montemorenses, atualmente, e defendeu que Monte Mor implante um centro de apoio às pessoas com necessidades especiais - principalmente para o público autista, que segundo ele “está totalmente descoberto ainda no nosso município”, e precisa desse suporte.