Em Indicação à prefeitura, Andrea Garcia pede criação de fundo financeiro para aquisição de medicamentos

AndreaGarcia 13.09.2021A vereadora Andrea Garcia, em discurso no plenário da Câmara: saúde e empreendedorismo em pautaA vereadora Andrea Garcia (PTB) é autora da Indicação 491/2021, que pede que a prefeitura de Monte Mor analise a possibilidade de criar um fundo financeiro para aquisição de medicamentos. Em discurso na sessão desta segunda-feira (13), data em que a propositura passou pela fase de leitura, no Expediente, a parlamentar comentou a importância da iniciativa. Segundo ela, o fundo - já implantado em outros municípios - garantiria uma alternativa para a disponibilização de remédios de alto custo. 

“Até que judicialmente venha a [liberação da] medicação, esse fundo vai suprir a necessidade daquela família vulnerável, que necessita do medicamento que  não existe na rede, que é aquele de alto custo, que tem todos os trâmites legais [a serem seguidos]”, justificou, no pronunciamento no Plenário. Andrea também disse que se reuniu com o secretário de Saúde, Silvio Corsini, e que o mesmo se comprometeu a realizar estudos para verificar a legalidade da criação do fundo financeiro no município.

Na Indicação, Andrea também cita que “pacientes que recorrem às farmácias Unificada, Alto Custo e [por] processo judicial, solicitam a criação do Fundo para Aquisição de Medicamentos que estão padronizados nos Programas de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde”. A vereadora também acrescenta que o indeferimento de processos extrajudiciais e ressalvas apresentadas aos pedidos fazem com que, muitas vezes, “pacientes permaneçam por um longo período sem o tratamento, agravando o quadro de saúde”. 

BOLSA DO POVO

Na sessão, Andrea Garcia também comentou a importância do Programa Bolsa do Povo Empreendedor, parceria do Governo do Estado com o Sebrae. “É um curso básico, que vai ensinar a pessoa a ter seu próprio negócio”, afirmou, destacando que as inscrições prosseguem até sexta-feira (19), pelo site

Segundo o Estado, vão ser beneficiados trabalhadores autônomos, que irão receber uma bolsa de R$1 mil em duas parcelas de R$500, além de ter acesso a um curso gratuito de empreendedorismo do programa Empreenda Rápido, também contando com apoio e orientação dos profissionais do Sebrae.

Para Andrea, o objetivo é “impulsionar novos empreendimentos e tirar os autônomos da informalidade”, garantindo “geração de renda e capacitação”. A parlamentar ressaltou que existem no município 3,6 mil microempreendedores individuais, 1,5 mil microempresários e mais de 900 trabalhadores informais.

“A capacitação dá dicas para que as pessoas informais saibam trabalhar com seu comércio, saibam fazer as coisas corretamente, gerando mais lucro e tendo economia”, disse. “O empreendedorismo [...] ajuda corretamente a população, dentro da legalidade, do crescimento da cidade”, acrescentou.  

Foto Lado a Lado