Setembro Amarelo: Professor Adriel pede melhor estrutura para o CAPS, visando atendimento humanizado

ProfessorAdriel 08.09.2021 3“É importante que haja ações que dialoguem com esse assunto”, ressaltou Professor Adriel, sobre Setembro AmareloO vereador Professor Adriel (PT) é autor da Lei Municipal 2837/2021, que instituiu no calendário oficial do município a campanha de “valorização da vida, contra o suicídio e a automutilação, denominada Setembro Amarelo”. Em discurso na sessão ordinária da Câmara, na quarta-feira (8), o parlamentar ressaltou que o assunto “deve ser abraçado com muita atenção e carinho, por todos”. “Para que não seja apenas mais uma data, na letra fria da lei, é importante que haja ações que dialoguem com esse assunto”, ressaltou, destacando o trabalho desenvolvido pelo Centro de Apoio Psicossocial (CAPS). 

Na sessão plenária, Professor Adriel mencionou a visita feita à unidade do CAPS no município, na última sexta-feira (3). Ele elogiou o “grande trabalho desenvolvido” no local, mas citou sérios problemas verificados no prédio, como a falta de manutenção. “Infelizmente, a estrutura que eu encontrei no CAPS deixa muito a desejar”, afirmou o parlamentar, pedindo que a prefeitura “reconsidere o aluguel daquele imóvel e busque um [novo] imóvel que atenda às condições [exigidas para a boa prestação do serviço]”, garantindo, assim, “um atendimento mais humanizado” para os pacientes. 

Dentre os problemas verificados na estrutura, ele citou o forro do teto da sala de consulta, que estava “caindo”; a ausência de pia no espaço médico; a existência de apenas um banheiro para os funcionários e de apenas um outro, unissex, destinado ao uso de todos os pacientes; rachaduras nas paredes; a existência de apenas uma entrada no prédio, sem saída de emergência; a falta de isolamento acústico, permitindo que se ouça, na recepção, o que se é conversado na sala de consulta; piso do refeitório quebrado; e problema em porta instalada no banheiro dos pacientes, que carece de manutenção.

“Precisa de uma [melhor] estrutura. Isso não é um problema específico dessa gestão, é um problema que já existe há várias outras gestões. Porque a saúde mental não é levada a sério no Brasil, essa é a verdade [...] É um problema crônico, e que existe há muito tempo aqui em Monte Mor e em todo o Brasil”, afirmou o vereador. Ele também destacou a importância da lei de sua autoria, que prevê ações preventivas contra o suicídio e a automutilação; e orientou que as pessoas que estiverem com “sintomas depressivos ou outras questões dessa natureza” procurem a unidade do CAPS. 


Foto Lado a Lado