Visando à inserção no mercado de trabalho, Plenário aprova a Semana Municipal do Jovem Aprendiz

BetoCarvalho 17.05.2021 PLBeto Carvalho: expectativa de que PL facilite a inserção no mercado de trabalhoA Câmara de Monte Mor aprovou nesta segunda-feira (17) a criação da Semana Municipal do Jovem Aprendiz, data que será celebrada anualmente na semana de doze de agosto. De autoria dos vereadores Beto Carvalho (DEM) e Alexandre Pinheiro (PTB), o Projeto de Lei 56/2021 contou com o voto favorável de todos os parlamentares, em votação realizada na sessão ordinária.

Na justificativa da propositura - que segue agora para sanção do prefeito Edivaldo Brischi (PTB) - os autores destacam que a Semana deverá promover audiências públicas, “para que se debata a importância da contratação formal de jovens por empresas capacitadas, além de intensificar ações voltadas ao cumprimento da cota legal de contratação”, que é de 5% a 15%, por estabelecimento.

O texto também afirma que, segundo a Lei Federal 10097/2000 e regulamentos, empresas de médio e grande porte precisam contratar jovens e adolescentes com idades entre 14 e 24 anos, como “aprendizes de ofício”. “Ao mesmo tempo em que são matriculados em cursos de aprendizagem, em instituições qualificadoras reconhecidas, responsáveis pela [sua] certificação”.

AlexandrePinheiro 17.05.2021 PLAlexandre Pinheiro: o envolvimento das indústrias pode garantir oportunidadesImportância

Em discurso, Beto Carvalho lembrou que muitas empresas exigem experiência profissional antes das contratações. “Como uma pessoa de 18 anos vai ter experiência?”, questionou, manifestando expectativa de que PL aprovado dê “estrutura para que esses jovens consigam, o mais rápido possível, entrar no mercado de trabalho”. Já Alexandre Pinheiro destacou que a juventude é uma de suas bandeiras, e destacou a importância do envolvimento das indústrias, para garantir mais oportunidades.